BRASIL, 25 de junho de 2024 – Na última sexta (21), o presidente Lula concluiu mais uma série de viagens pelo Brasil, participando de eventos no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro. No ano passado, Lula afirmou que 2024 seria um ano de muitas viagens, com foco em visitas a obras e apoio a aliados nas eleições municipais.
Até o fim de junho, Lula visitou 12 estados brasileiros, dos quais quatro registraram vitória para o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, segundo levantamento do portal Poder360.
No total, foram 35 viagens às unidades federativas, sendo que 20 dessas foram para São Paulo (oito), Rio de Janeiro (sete) e Rio Grande do Sul (cinco), locais onde Lula perdeu para Bolsonaro.
O outro estado onde esteve e também perdeu para o opositor foi Mato Grosso do Sul, em uma única visita.
A passagem de Lula por Mato Grosso do Sul foi breve. Ele pousou às 9h30 do horário local, que tem fuso de uma hora a menos que Brasília, e partiu para São Paulo às 13h30.
Além das agendas em SP, RJ, RS e MS, o presidente Lula visitou outros oito estados onde venceu Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022. Bahia e Minas Gerais foram os destinos mais recorrentes, com três visitas cada.
Lula também esteve em Pernambuco (duas vezes), Ceará (duas vezes), Alagoas, Maranhão, Pará e Piauí.
Os estados que não aparecem na lista de visitas de Lula até agora são Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina — locais onde Bolsonaro venceu.
Outros estados onde Lula venceu, mas ainda não visitou, incluem Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
As eleições municipais de 2024 ocorrerão em dois turnos, se necessário, nos dias 6 e 27 de outubro. Atualmente, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula é a 10ª sigla com mais prefeitos no Brasil, com 227 dos mais de 5 mil municípios.