IMIGRANTES

Maranhão abriga mais de 200 venezuelanos na Grande Ilha

Compartilhe
Venezuelanos SLZ
Região Metropolitana de São Luís abriga 244 refugiados venezuelanos, sendo 136 na capital maranhense e 108 em São José de Ribamar.

MARANHÃO, 21 de junho de 2024 – Nos últimos anos, o Maranhão tem se tornado um importante refúgio para indígenas venezuelanos, que migram em busca de trabalho e reunificação familiar.

Atualmente, a Região Metropolitana de São Luís abriga 244 refugiados venezuelanos, sendo 136 na capital maranhense e 108 em São José de Ribamar. Estas informações são da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A crise sociopolítica na Venezuela tem imposto desafios e incertezas a milhares de cidadãos, incluindo adultos e crianças. Nos últimos anos, mais de 70 mil venezuelanos buscaram abrigo no Brasil, fugindo da instabilidade em seu país.

A maioria dos imigrantes que chegam ao Maranhão pertence à etnia Warao, um grupo indígena originário do delta do rio Orinoco na Venezuela. Eles foram forçados a abandonar seu país devido ao desabastecimento de itens básicos, hiperinflação, aumento da violência e avanços da mineração ilegal.

Cerca de 400 refugiados já foram atendidos, em parceria com outros órgãos do poder público estadual e municipal. Até 2023, o Maranhão contabilizou 155 refugiados venezuelanos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x