EMPODERA+

Brandão adere a programa de privilégios para LGBT em escolas

Compartilhe
Programa Empodera+ deve conceder bolsas para LGBT, além de criar estrutura exclusiva que crie e articule vagas de emprego.

SÃO LUÍS, 18 de junho de 2024 – O governador Carlos Brandão firmou parceria ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida para a execução do programa Empodera+. Na prática, o programa estabelece uma série de privilégios para alunos que se autodeclararem LGBT e abre as portas das escolas para o acolhimento de políticas voltadas para gays, lésbicas e outras categorias. Na prática, o governo estadual começa a priorizar o grupo LGBT em áreas como educação e mercado de trabalho.

Entre as etapas do programa, está a criação de bolsas que serão pagas a alunos LGBTQ para permanecerem em sala de aula. Detalhe: os valores pagos terão aumento de acordo com a permanência.

“Na segunda fase do nosso programa, essas pessoas recebem um aporte financeiro maior para que elas consigam permanecer no programa e se conectar a essa jornada, que vai incluir ações educacionais, preparações de cidadania e direitos humanos”, disse a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e travesti, Symmy Larrat.

Além disso de bolsas, o governo do Maranhão também deve ser financiar, em parceria com o Governo Federal, cursos profissionalizantes voltados para a categoria.

O PROGRAMA

O projeto-piloto do Programa Empodera+ é claro em suas metas que devem envolver duas ações: “apoio as pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, oferecendo bolsa para preparação e inserção no mercado de trabalho; e a construção de um Comitê de Oportunidades em todo o país, conectando em rede os equipamentos visando estabelecer uma jornada de autonomia para as pessoas participantes, incluindo cursos de cidadania e direitos humanos”, diz o documento.

O projeto-pIloto na íntegra pode ser acessado AQUI.

A estratégia é fundamentada na portaria Nº 88, de 27 de fevereiro de 2024. Ela pode ser acessada AQUI.

PRIVILÉGIOS

Caso cumpra com as determinações da portaria, Carlos Brandão deverá criar uma espécie de “Sistema Nacional de Emprego (Sine)”, exclusivo para gays, lésbicas e congêneres. A portaria determina, além da criação de incentivos financeiros, comitês e estruturas, até mesmo a articulação da criação de vagas de emprego para a comunidade LGBT.

O Empodera+, assinado por Brandão, é a primeira inciativa que garante privilégios e a uma determinada categoria no mercado de trabalho.

Compartilhe

Leia mais

Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula
Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula

Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ
Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ

PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda
PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda

Uma resposta

  1. Ou seja, a experiência em qualquer área ou o profissionalismo do ser humano será trocado por “cotas” para essa categoria? Não importa o profissional, mas o que ele acha ser… Meu Deus!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.