SÃO LUÍS, 13 de junho de 2024 – A Prefeitura de São Luís continua destinando grandes quantias aos empresários do sistema de transporte público, mesmo em meio a problemas graves de infraestrutura em bairros, escolas em ruínas e um sistema de saúde em crise.
Dados recentes revelam que a administração municipal já empenhou R$ 11.128.543,58 em subsídios para as empresas de transporte urbano da capital maranhense.
Desde o início da prática, os subsídios têm sido justificados como necessários para a operacionalização do serviço. Em 3 de junho, a prefeitura pagou efetivamente R$ 947.241,30 às empresas de transporte, conforme indica uma nota de empenho anexada aos documentos financeiros.
Os recursos destinados deveriam ser utilizados para melhorias significativas no sistema de transporte público.
Entre as promessas, estavam a substituição de ônibus antigos por veículos novos, manutenção adequada da frota, aumento do número de veículos em horários de pico e instalação de ar-condicionado nos ônibus.
Contudo, muitos usuários continuam relatando que essas melhorias não foram implementadas de forma satisfatória.
A falta de melhorias contrasta com a necessidade de investimentos em outras áreas críticas da cidade. Moradores de diversos bairros enfrentam problemas diários com infraestrutura deficiente, como ruas esburacadas e escolas municipais, em várias regiões, em condições precárias.