BRASIL, 16 de maio de 2024 – O governo federal apresentou uma nova proposta de reajuste salarial para professores de universidades e institutos federais, que pode chegar a 31%.
No entanto, esses reajustes serão implementados de forma escalonada, começando no próximo ano e se estendendo até 2026, caso a oferta seja aceita pelos docentes.
A proposta foi discutida em uma reunião realizada nesta semana (15) entre representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e o Ministério da Gestão.
Agora, o comando nacional do movimento grevista dos docentes deve avaliar a proposta internamente antes de dar uma resposta ao governo.
Ainda não foi estabelecida uma data para que a resposta dos docentes seja apresentada. Na proposta anterior, feita em abril, o governo havia oferecido um aumento que variava entre 12,8% e 16,1% até 2026, dependendo do cargo e função dos servidores.
Com a nova proposta, os reajustes oferecidos pelo governo variam de 13% a 31%, dependendo das especificidades dos cargos e funções. O secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação, José Lopez Feijóo, declarou que esta é a “última saída viável para este ano”.