POLÍTICA

Câmara discute criação do Dia Nacional dos Presos Políticos

Compartilhe

Comissão de Segurança Pública da Câmara debate criação do Dia Nacional dos Presos Políticos em memória dos detidos nos atos de 8 de janeiro.

BRASÍLIA, 14 de maio de 2024A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realizará, na quarta (15), uma audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional dos Presos Políticos. A proposta foi apresentada pelo deputado Coronel Meira (PL-PE).

O parlamentar sugere que o dia 9 de janeiro seja dedicado à memória dos mais de mil indivíduos que, segundo ele, foram detidos sem o devido processo legal durante os atos do 8 de janeiro nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A proposta visa homenagear aqueles que foram presos tanto no dia dos incidentes quanto no dia seguinte, quando muitos foram detidos em um acampamento em frente a um quartel-general na capital federal.

“Além de não haver qualquer individualização das suas condutas ou evidente situação de flagrante, entre os presos políticos do dia 9 de janeiro estavam também crianças e idosos com comorbidades. Pessoas denunciaram as péssimas condições em que foram mantidas no ginásio da PF, sem informações por parte das autoridades, alimentação precária, apreensão ilegal dos celulares e maus-tratos”, argumentou Meira.

Ele enfatizou que muitos dos detidos continuam privados de liberdade sem justificativa para a manutenção da prisão preventiva, mesmo em casos onde a autoridade judicial já se manifestou favoravelmente à liberdade provisória.Para debater o tema, foram convidados seis participantes: o deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES); o desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios; o advogado Cláudio Luis Caivano, representante da Associação dos Familiares e Vítimas do 08 de Janeiro; e os advogados Gabriela Fernanda Ritter, Ezequiel Souza Silveira e Carolina Barreto Siebra.

Compartilhe

Leia mais

Programa Brasil

VOA BRASIL

Programa do governo Lula tem menos de 1% de adesão
Programa Brasil

VOA BRASIL

Programa do governo Lula tem menos de 1% de adesão

Carlos desfiliação

DESFILIAÇÃO

Carlos Lula pede autorização judicial para deixar o PSB
Carlos desfiliação

DESFILIAÇÃO

Carlos Lula pede autorização judicial para deixar o PSB

Janja Tour

JANJA TOUR

Governo organiza viagem para Janja divulgar ações de Lula
Janja Tour

JANJA TOUR

Governo organiza viagem para Janja divulgar ações de Lula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.