MARANHÃO, 02 de maio de 2024 – O Maranhão alcançou um ponto de estabilidade no avanço dos casos de dengue, de acordo com dados do Ministério da Saúde atualizados. O estado registrou 4.093 casos confirmados da doença e quatro mortes até a 17ª semana epidemiológica de 2024.
Com uma tendência de estabilidade, o estado está entre os 21 que apresentam queda ou estabilidade na incidência da doença, segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. Ainda estão sob investigação nove óbitos, com 10.070 casos prováveis.
O Maranhão e outros 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, conseguiram controlar ou diminuir a incidência da dengue, enquanto apenas cinco unidades federativas ainda registram alta. Esses dados foram divulgados durante entrevista coletiva pela secretária Ethel Maciel.
A situação epidemiológica nacional da dengue também foi apresentada. O país já contabiliza 4,1 milhões de casos prováveis da doença, com 44,7 mil classificados como graves ou com sinais de alarme. O número de óbitos atinge 2 mil.