opções

PARALISAÇÕES

Governo Lula registra mais greves do que gestão de Bolsonaro

Compartilhe
Lula greve
De acordo com sindicalistas e especialistas consultados, paralisações tendem a se intensificar ainda mais ao longo de 2024.

BRASIL, 22 de abril de 2024 – Dados recentes revelam que o governo Lula III enfrentou um número maior de greves em comparação com o mandato inicial de Bolsonaro. O levantamento do O GLOBO mostra que em 2023 foram registradas 629 greves, enquanto no primeiro ano do governo Bolsonaro foram contabilizadas 566, representando um aumento de 12%.

Essa tendência de crescimento das greves é observada em meio a um contexto de paralisações em órgãos estratégicos, que, segundo sindicalistas e especialistas consultados, tende a se intensificar ainda mais ao longo de 2024.

Apesar do aumento no número de greves, apenas 12% delas se estenderam por mais de 12 dias, um patamar semelhante ao do governo anterior. Cerca de 47% das greves foram de advertência, com tempo de duração pré-determinado.

No entanto, há situações distintas, como a greve na rede federal de ensino, em que os técnico-administrativos estão paralisados há mais de 40 dias.

De acordo com fontes do governo federal, essa categoria é a mais delicada devido ao seu alto número de servidores, representando quase 40% do efetivo total da máquina federal.

Apenas nos primeiros meses de 2024, o governo federal tem sido pressionado por paralisações em diversos setores, incluindo Ibama, ICMBio, Comissão de Valores Monetários (CVM), Banco Central, auditores fiscais e agropecuários, além dos técnico-administrativos.

Lideranças sindicais afirmam que o retorno do PT ao poder criou um ambiente mais favorável à mobilização do funcionalismo público do que na era Bolsonaro, e preveem um 2024 marcado por intensas cobranças.

Compartilhe

Leia mais

Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico
Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico

Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB
Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB

STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês
STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.