ELEIÇÕES 2024

Disputa pela chefia do MPMA tem somente uma mulher

Compartilhe
MPMA eleição
Chefia da PGJ representa o MP em questões constitucionais e investiga crimes envolvendo deputados, juízes, prefeitos e secretários.

MARANHÃO, 18 de março de 2024 – Na corrida pela chefia do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) para o biênio 2024/2026, Rita de Cássia Baptista se destaca como a única mulher entre os candidatos confirmados.

A potulante tem passagens como ex-ouvidora do MP-MA e ex-presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público.

A eleição interna para a lista tríplice, que determinará o próximo procurador-geral de Justiça, está agendada para 20 de maio.

Rita de Cássia concorre com outros quatro candidatos: Danilo José de Castro Ferreira, José Augusto Cutrim Gomes, Márcio Thadeu Silva Marques e Carlos Henrique Rodrigues Vieira.

A representatividade feminina tem sido uma pauta em destaque na gestão do governador Carlos Brandão. Desde que assumiu o Palácio dos Leões, Brandão tem nomeado mulheres para cargos de liderança nos Poderes estaduais.

Na Assembleia Legislativa, articulou a eleição da deputada Iracema Vale para a presidência da Casa, e recentemente, no Tribunal de Contas do Estado, escolheu Flávia Gonzales Leite como conselheira, marcando a primeira vez na história do estado em que uma mulher compõe a cúpula de cada Poder.

O processo de escolha do procurador-geral de Justiça segue uma dinâmica específica. Após a eleição interna, os três candidatos mais votados formarão uma lista tríplice, que será encaminhada ao governador.

Este, por sua vez, tem a prerrogativa de escolher um nome da lista, não estando vinculado necessariamente ao primeiro colocado.

A chefia da Procuradoria-Geral de Justiça é de extrema importância, pois o órgão representa o MP-MA em questões constitucionais e investiga crimes envolvendo autoridades estaduais, como deputados, juízes, prefeitos e secretários.

O mandato do procurador-geral é de dois anos, com possibilidade de recondução.

Compartilhe

Leia mais

Latrocínios Insegurança

INSEGURANÇA

Latrocínios crescem 20% na Grande São Luís em 2024, diz SSP
Latrocínios Insegurança

INSEGURANÇA

Latrocínios crescem 20% na Grande São Luís em 2024, diz SSP

Maranhão IBGE

IBGE

Taxa de desemprego cresce no Maranhão no 3º trimestre
Maranhão IBGE

IBGE

Taxa de desemprego cresce no Maranhão no 3º trimestre

STJ Bastidores

BASTIDORES

STJ planeja votar aumento de folgas e de próprios salários
STJ Bastidores

BASTIDORES

STJ planeja votar aumento de folgas e de próprios salários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.