MARANHÃO, 17 de janeiro de 2024 – A malha rodoviária do Brasil enfrenta um aumento alarmante nos pontos críticos, revela pesquisa anual da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
O número de ocorrências graves, como quedas de barreiras, erosões e pontes danificadas, cresceu mais de 10 vezes desde 2013, chegando a 2.648 incidentes em 2023, 38 a mais do que em 2022.
Os estados mais afetados em 2023 foram Minas Gerais, Acre e Maranhão, com 383, 374 e 258 pontos críticos, respectivamente.
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A CNT estima que são necessários R$ 4,88 bilhões para lidar com os problemas, sendo 38,5% para correção de quedas de barreiras e 21,7% para a adequação ou reconstrução de pontes estreitas. Considerando intervenções emergenciais, a necessidade de recursos sobe para R$ 46,8 bilhões.
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Em entrevista à EXAME, o ministro dos Transportes, Renan Filho, estabeleceu a meta de reduzir o percentual de rodovias com nível ruim/péssimo de 66% para 20% ou 25% em 24 meses.
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A CNT destacou a importância de “maiores esforços” na infraestrutura rodoviária para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos usuários.
“O investimento na prevenção e/ou na correção imediata de pontos críticos é a melhor forma de evitar que os problemas nas vias se agravem”, afirma Bruno Batista, diretor executivo da CNT.