REFORMA

Governo Lula pretende gastar R$ 8 milhões com vidros blindados

Compartilhe
Lula Vidro
A execução desse plano requer a necessidade de autorização do Iphan, uma vez que o Palácio do Planalto é considerado um patrimônio tombado.

BRASÍLIA, 02 de janeiro de 2024 – O governo Lula planeja gastar R$ 8 milhões na troca dos vidros do Palácio do Planalto, em Brasília, por material blindado.

A proposta foi apresentada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, como parte de uma iniciativa para reforçar a segurança após os eventos de 8 de janeiro, quando ocorreram atos de depredação nas sedes dos Três Poderes.

A ideia é instalar vidros blindados no térreo do Palácio do Planalto, onde, durante os protestos, o vidro da entrada principal foi quebrado. O GSI argumenta que a fragilidade dos vidros contribuiu para a invasão do edifício na ocasião.

No entanto, a execução desse plano enfrenta um obstáculo significativo: a necessidade de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o Palácio do Planalto é considerado um patrimônio tombado.

A assessoria da Presidência informou que o GSI está em processo de busca de permissão junto ao Iphan, mas ainda não há uma previsão para o início das reformas. Embora não haja um prazo definido, a intenção é realizar a blindagem ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Além da blindagem, o governo está investindo em medidas adicionais de segurança, incluindo a aquisição de novas câmeras para monitoramento nas sedes presidenciais, como os Palácios do Planalto e da Alvorada, e o Jaburu, residência do vice-presidente.

O GSI enfatiza que não há planos de reintroduzir as grades ao redor do Palácio do Planalto, mas os equipamentos de proteção estarão disponíveis para uso imediato em caso de ameaças.

Compartilhe

Leia mais

STF JULGAMENTO

JULGAMENTO

STF tem maioria contra revista íntima em visitas a presídios
STF JULGAMENTO

JULGAMENTO

STF tem maioria contra revista íntima em visitas a presídios

Bolsonaro 2º TURNO

2º TURNO

Bolsonaro reforça apoio a Mariana Carvalho em Imperatriz
Bolsonaro 2º TURNO

2º TURNO

Bolsonaro reforça apoio a Mariana Carvalho em Imperatriz

DECISÃO PARCIAL

STF mantém 8 nomeações no MA e suspende 5 servidores

DECISÃO PARCIAL

STF mantém 8 nomeações no MA e suspende 5 servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.