SÃO LUÍS, 22 de novembro de 2023 – O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), anunciou uma medida para combater a ausência frequente de parlamentares nas sessões ordinárias.
A partir da próxima semana, será implementada a identificação digital para registrar a presença dos vereadores nas votações e para contabilizar a frequência, impactando diretamente nos salários mensais. A decisão foi respaldada por grande parte dos vereadores presentes.
O vereador Professor Pavão Filho (PDT) destacou ações semelhantes tomadas por legislaturas anteriores, como antecipação do horário das sessões e descontos salariais para faltas injustificadas.
“O vereador que não vier, pega falta. Qualquer trabalhador, quando falta, pega falta”, afirmou Pavão Filho.
O vereador Aldir Júnior (PL) enfatizou a remuneração atrativa dos parlamentares e questionou justificativas para faltar às sessões, salientando que o salário médio é de R$ 11.152,00.
“Nós temos 12 sessões obrigatórias por mês. Dá quase R$ 1000,00 por sessão. Quando o parlamentar tem um compromisso fora do estado tem justificativa plausível. Agora, sair de casa, no conforto de um carro, às oito horas da manhã, para estar numa sessão que inicia às nove horas e dizer que tem uma agenda externa marcada no mesmo horário é brincar com a razoabilidade”, ponderou Aldir.
Além desses, outros vereadores como Raimundo Penha (PDT), Coletivo Nós (PT), e Ribeiro Neto (Mais Brasil) também se manifestaram sobre o tema.