ESPANHA, 17 de novembro de 2023 – O Parlamento espanhol anunciou a reeleição de Pedro Sanchéz para o cargo de presidente do governo, marcando seu terceiro mandato à frente do país.
O líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) obteve 179 votos dos 350 deputados que compõem o Legislativo, alcançando a maioria absoluta e superando os 171 votos contrários.
Em seu discurso de agradecimento no Parlamento, Sanchéz expressou gratidão aos 179 deputados que comprometeram seus votos, representando mais de 12,6 milhões de cidadãos que, em 23 de julho, optaram por seguir adiante sob sua liderança.
A presidente da Câmara, Francina Armengol, comunicou a decisão ao rei Felipe 6º. No entanto, a data da posse ainda não foi anunciada.
Este será o terceiro mandato de Sanchéz, que anteriormente assumiu o cargo em 2018, após a destituição de Mariano Rajoy, e foi eleito para um segundo mandato em 2020.
A vitória de Sanchéz ocorreu mesmo após o Partido Popular (PP), liderado por Alberto Núñes Feijóo, ter vencido as eleições gerais de 23 de julho.
Embora o PP tenha conquistado 133 cadeiras, e seu aliado de direita Vox tenha obtido 33, a legenda não conseguiu formar uma maioria, levando a negociações para uma coalizão de governo.
Em 22 de agosto, o rei Felipe 6º indicou Feijóo para o cargo de presidente do governo, mas o político de direita não conseguiu a maioria no Parlamento espanhol. Diante disso, Felipe 6º realizou uma segunda indicação, escolhendo Sanchéz para a função.
A obtenção da maioria parlamentar por Sanchéz foi resultado de negociações com outros partidos, incluindo o Junts per Catalunya, que ofereceu seu apoio após o premiê espanhol conceder anistia aos separatistas catalães condenados por sua participação na tentativa de independência da região em 2017.