LAGOA GRANDE, 14 de novembro de 2023 – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) interdidou e bloqueou verbas por 90 dias úteis do Hospital Municipal José Vieira de Melo, localizado em Lagoa Grande do Maranhão.
A decisão foi tomada pelo promotor Aarão Carlos Lima Castro, após inspeções realizadas entre agosto e outubro, cujas vistorias abrangeram cinco unidades de saúde nos municípios sob a comarca de Lago da Pedra.
Enquanto o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge e as unidades Professor Serra de Castro (Lago da Pedra), Alcy Alves Arruda (Lago do Junco) e Raimundo Joaquim de Sousa (Lago dos Rodrigues) receberam recomendações para ajustes, a situação no Hospital Municipal de Lagoa Grande exigiu uma ação mais drástica.
Condições inadequadas, que vão desde infraestrutura física precária até a falta de equipe médica, medicamentos, aparelho de raio-x, limpeza e até a presença de caramujos e cupins, levaram à decisão de interdição.
Aarão Castro destaca que a medida extrema se justifica pela gravidade da situação em Lagoa Grande, onde acordos com o município não seriam viáveis.
A interdição, válida por 90 dias úteis, inclui o bloqueio de recursos destinados à reforma.
O MPMA emitiu recomendações aos demais estabelecimentos, focadas em melhorias nos serviços, controle adequado de medicamentos nas farmácias e garantia de equipes de saúde competentes.