ARQUIVAMENTO

PEC que mira STF pode ser engavetada na Câmara Federal

Compartilhe
Lira Gilmar
Enquanto o Senado avança na discussão da PEC 8/2021, o governo Lula foca na agenda econômica e o destino da proposta segue incerto na Câmara.

BRASÍLIA, 30 de outubro de 2023 – O Senado Federal está prestes a dar continuidade à ofensiva contra o Supremo Tribunal Federal (STF) com a análise da PEC 8/2021, proposta pelo senador Oriovisto Guimarães, que busca introduzir mudanças significativas na atuação dos ministros da Suprema Corte.

O Senado, liderado por Rodrigo Pacheco, se mostra favorável à PEC, mas na Câmara dos Deputados, a situação é diferente. O presidente da Câmara, Arthur Lira, sinaliza reservas quanto ao tema, em um cenário que demonstra mais uma vez o distanciamento entre as Casas Legislativas.

A proposta deve passar por diversas sessões de discussão no Senado antes de ir a votação, o que ainda não tem data definida. Enquanto o Senado se mostra favorável, na Câmara, o clima é de conciliação, evitando confrontos diretos com o STF. O governo Lula, por sua vez, concentra esforços na agenda econômica, como a reforma tributária, tratando a PEC anti-STF com distanciamento.

“Lira negociou ter o caso dos kits de robótica arquivados pelo Supremo, em consequência, ele precisa retribuir”, afirmou uma um deutado do Centrão que preferiu não se identificar. A fala faz alusão à decisão do ministro Gilmar Mendes, que anulou todas as provas referentes ao presidente da Câmara Federal em investigação sobre a compra de kits de robótica para a rede de ensino de Alagoas.

No entanto, alguns deputados acreditam que a pressão popular pode influenciar a discussão na Câmara, especialmente em um momento em que a sociedade demonstra insatisfação com decisões do STF, como questões envolvendo o aborto e a descriminalização das drogas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x