BRASIL, 13 de setembro de 2023 – De acordo com projeções da Abrace Energia para 2023, os consumidores brasileiros estão destinados a desembolsar cerca de R$10 bilhões mensalmente em suas contas de luz, totalizando aproximadamente R$119 bilhões ao longo do ano.
O estudo, que comparou 34 países, revelou que o Brasil é líder no custo residencial de energia elétrica em relação à renda per capita.
Segundo a associação, apenas 60% do valor total da conta de luz está diretamente relacionado à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Especialistas apontam que o uso de termelétricas, o sistema de bandeiras tarifárias e a carga tributária têm impacto significativo nos altos custos da energia elétrica no país.
O sistema de bandeiras tarifárias, implementado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), indica o custo real da energia gerada, com as cores verde, amarela e vermelha representando diferentes níveis de custos adicionais para os consumidores, dependendo das condições de geração de energia.