ORÇAMENTO

Governo Lula deve explicar gastos recordes com propaganda em 2024

Compartilhe
Lula propaganda
Governo reservou R$ 647 milhões para torrar em publicidade em ano de eleições municipais. CCJ pediu explicações para ministro Paulo Pimenta.

BRASÍLIA, 29 de setembro de 2023 – A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de convite ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, para esclarecimentos sobre a reserva de um valor recorde para a publicidade oficial no próximo ano.

O pedido foi feito pelo deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), e ainda não há data confirmada para a audiência com o ministro. O requerimento de Vieira de Melo questiona o valor de R$ 647 milhões que será destinado para impulsionar a publicidade oficial do governo em 2024. Esse valor, se aprovado, representará um recorde de gastos no setor.

O deputado argumenta que o valor recorde para a publicidade do governo será direcionado durante um ano eleitoral, o que terá “impacto direto na imagem de Lula e do PT”. Segundo o parlamentar, “o resultado das eleições municipais em 2024 é crucial para o plano político da legenda, uma vez que o número de prefeituras conquistadas pela sigla diminuiu significativamente em 2020”.

O requerimento também questiona a justificativa para o alto valor destinado à publicidade. Embora a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência tenha mencionado que o dinheiro será usado para promover medidas do governo em prol do público e para cobrir despesas de comunicação interna e combate a notícias falsas, o deputado cita que a Secom não se pronunciou sobre uma possível relação entre as eleições de 2024 e o valor inédito destinado à comunicação institucional para o ano seguinte.

Além disso, o documento aponta que, durante o primeiro semestre da gestão de Lula, houve um foco significativo na veiculação de publicidade oficial na TV, com 73% dos recursos alocados para essa mídia. Em contraste, durante os quatro anos de gestão de Jair Bolsonaro, as emissoras de televisão receberam 47% do total designado para a publicidade oficial.

Compartilhe

Leia mais

Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula
Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula

Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ
Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ

PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda
PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.