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Mais de 50 mil maranhenses aguardam perícias médicas

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INSS Maranhão
Segundo dados, 29.717 pessoas aguardam perícia médica para benefícios de incapacidade, enquanto 21.998 esperam pela avaliação médica e social.

MARANHÃO, 25 de setembro de 2023 – Mais de 50 mil maranhenses aguardam por perícias médicas e sociais que lhes permitam acessar benefícios essenciais. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, 29.717 pessoas aguardam perícia médica para benefícios de incapacidade, enquanto outras 21.998 esperam pela avaliação médica e social necessária para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) de deficientes.

Em resposta a essa situação alarmante, o governo federal lançou um mutirão de atendimentos. Durante o último final de semana, em 23 e 24 de setembro, as agências da Previdência Social em São Luís e nos municípios de São Bento e Timon abriram suas portas para realizar atendimentos especiais.

Na segunda-feira, 25 de setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao processo de ligar para os segurados que aguardam por perícias médicas relacionadas à concessão de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecidos como auxílio-doença, por um período superior a 45 dias.

Para tornar mais fácil o contato com os cidadãos que estão na fila, a Central de Atendimento 135 alterou seu número. Agora, quando o INSS fizer uma ligação para remarcar, confirmar ou antecipar o agendamento de perícias médicas e/ou avaliações sociais, o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela do telefone do segurado. É importante destacar que esse número não aceita chamadas de volta e não possui WhatsApp.

Em casos em que os segurados fiquem hesitantes em atender à chamada ou suspeitem de atividades fraudulentas, o INSS aconselha que liguem gratuitamente para o número 135 para esclarecimento. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se um segurado receber uma mensagem de texto no celular com esse número, poderá confirmar que é o INSS entrando em contato.

O INSS também ressalta que nunca solicitará informações confidenciais, como números de documentos, fotos para comprovação biométrica facial, informações de contas bancárias ou senhas por meio de contato telefônico com os segurados.

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