
BRASÍLIA, 25 de julho de 2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nessa terça (25) que sugeriu ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, o fechamento de clubes de tiro no país, exceto aqueles destinados a agentes de segurança.
Na última semana, o governo anunciou mudanças nas regras de funcionamento desses estabelecimentos, limitando o horário de operação entre 6h e 22h e proibindo clubes de tiro 24 horas. O decreto, assinado por Lula, estabelece um prazo de 18 meses para que os clubes se adaptem às novas regulamentações.
Durante uma transmissão ao vivo na internet, o presidente ressaltou sua posição em relação aos empresários que possuem clubes de tiro, afirmando que acredita que esses locais devem ser restritos à Polícia Militar, Exército e Polícia Civil, sendo organizações policiais as responsáveis por terem espaço para treinamento de tiro. Lula também defendeu o decreto que limita a circulação de armas no Brasil, especialmente a retomada da regra que permite o uso da pistola de calibre 9 milímetros apenas pelas forças de segurança.
“Não acho que o empresário que tem lugar para praticar tiro seja empresário. Sinceramente, não acho. Já disse para o Dino que temos que fechar quase todos e deixar abertos aqueles que são da Polícia Militar, do Exército e da Polícia Civil […] É organização policial que tem que ter lugar para treinar tiro. Não é a sociedade brasileira. Não estamos preparando uma revolução. Eles tentaram preparar um golpe”, declarou o presidente.
Em contraste, o ex-presidente questionou a necessidade de cidadãos possuírem pistolas 9 milímetros e sugeriu que o decreto anterior de liberação de armas tinha como intenção agradar o crime organizado e indivíduos com maior poder aquisitivo, em detrimento da segurança do trabalhador comum.
“Eu acho que temos que ter claro o seguinte: por que cidadão quer pistola 9 milímetros? O que vai fazer com essa arma? Vai fazer coleção? Vai brincar de dar tiro? […] Porque no fundo no fundo esse decreto de liberação de armas que o presidente anterior fez era para agradar o crime organizado, porque quem consegue comprar é o crime organizado e gente que tem dinheiro. Pobre trabalhador não está conseguindo comprar comida”, finalizou.