SÃO LUÍS, 17 de julho de 2023 – As ações da Polícia Militar do Maranhão para reforçar a segurança nas áreas frequentadas por turistas em São Luís foram motivo de elogios de Armando Ferreira, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e gerente do Rio Poty Hotel & Resort.
Ele destacou a atuação do coronel Roberto Filho, comandante dos Batalhões de Polícia Militar de Turismo do Maranhão (BPTur’s), ressaltando a redução de ocorrências nessas regiões. “Ficamos muito satisfeitos com o trabalho exemplar do coronel Roberto Filho, que resultou em uma redução significativa nos assaltos na região da Ponta d’Areia. Parabenizo o governador Carlos Brandão pelo seu compromisso com a segurança e o turismo”, disse Armando Ferreira.
A Polícia Militar continua com a ‘Operação Férias 2023’, intensificando o policiamento nas áreas de interesse turístico, como o Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Avenida Litorânea. A operação também abrange as regiões de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, dentro da região metropolitana. Um efetivo de mais de 100 policiais está atuando no policiamento a pé.
De acordo com o coronel Roberto Filho, até o momento não houve registro de ocorrências. Ele ressaltou a importância da ação, especialmente por conta do grande número de turistas hospedados nos hotéis da cidade. “A cidade está cheia de turistas, e por isso essa ação é tão relevante. Destaco que o Grupo de Apoio ao Turista (GAT) realiza visitas frequentes aos hotéis e pousadas nessas áreas. Somos a única polícia do Brasil com esse grupamento”, afirmou o coronel.
A operação é realizada de forma integrada por todas as forças do Sistema de Segurança Pública do Maranhão e abrange não apenas a Grande Ilha de São Luís, mas também os Lençóis Maranhenses, o Delta das Américas e a Chapada das Mesas, entre outras regiões com aumento na circulação de turistas durante a alta temporada e as férias escolares. Além do reforço na segurança das praias, também são realizadas ações em pontos estratégicos da cidade para coibir a prática de crimes.
Nas regiões dos Lençóis Maranhenses e do Delta das Américas, o policiamento será intensificado em locais como Barreirinhas, Atins, Mandacaru, Tutóia, Santo Amaro, Humberto de Campos, Araioses, Primeira Cruz e demais municípios dessas áreas.