BRASÍLIA, 14 de julho de 2023 – O ex-deputado Jean Wyllys retornou ao Brasil no final de junho após quatro anos no exterior, e há indícios de que ele assumirá um cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o apoio da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, Jean Wyllys provavelmente ocupará um cargo no Palácio do Planalto.
Embora a nomeação oficial ainda não tenha uma data definida, é esperado que ele se torne assessor especial do ministro Paulo Pimenta, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). A função de Jean Wyllys será articular questões como luta antirracista, equidade de gênero, direitos humanos e mudanças climáticas na comunicação do governo.
Durante seu período de autoexílio, Jean deixou o Psol para se filiar ao PT com o objetivo de fortalecer a figura do presidente Lula e derrotar Jair Bolsonaro nas eleições. Ele iniciou um movimento no qual várias pessoas saíram de seus partidos para se juntar ao PT. Segundo Jean, o objetivo era unir-se e fortalecer Lula, pois não havia outra pessoa naquele momento capaz de enfrentar Bolsonaro.
Jean Wyllys afirmou que seu retorno ao Brasil já ocorreu com a possibilidade de colaborar com a gestão de Lula, e que o convite para assumir alguma função no governo partiu do próprio presidente.