MARANHÃO, 12 de julho de 2023 – O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está na vanguarda da modernização do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao utilizar o sistema de inteligência artificial nos centros de formação de condutores (CFCs) para a aplicação das provas teóricas.
Além de desburocratizar o serviço, o uso dessa tecnologia também democratiza o processo, permitindo que os alunos realizem a prova prática em qualquer município do estado, sem a necessidade de se deslocar para um dos 15 postos do Cinetran que atendem aos 214 municípios maranhenses.
De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, atualmente existem mais de 400 autoescolas credenciadas no estado. “Essa é uma solução que encontramos para ampliar nossos serviços. Ao invés de atender apenas 15 cidades, passaremos a abranger cerca de 80% do território do Maranhão. Agora, todas as autoescolas credenciadas poderão realizar o exame teórico, sem que os clientes precisem gastar com alimentação, hospedagem e transporte”, explica.
Com a plataforma SuperPrático, líder nacional em soluções inovadoras para o mercado de formação de condutores, o aluno é constantemente monitorado durante a prova. Os ruídos também são transcritos, e a prova é realizada em um ambiente controlado. As gravações ficam disponíveis nas câmeras, permitindo auditorias e garantindo uma menor chance de fraudes nos exames.
“A utilização dessa plataforma proporciona maior controle e segurança durante as provas. Com a inteligência artificial e o conceito de Proctoring, são gerados alertas de possíveis fraudes nos exames teóricos”, afirma Pereira.
Com essa inovação tecnológica, o Detran Maranhão busca aprimorar o processo de obtenção da CNH, tornando-o mais eficiente e seguro, ao mesmo tempo em que amplia o acesso dos candidatos ao exame prático em todo o estado.