opções

CONSPIRAÇÃO

PT busca cassação de Moro e Lula apoia Gleisi para a vaga

Compartilhe
Cassação de Moro
Cassação de Moro já é tratada como certeza absoluta por petistas que vão tentar ficar com a vaga

O PT está buscando a cassação de Sergio Moro (União Brasil-PR) pela Justiça Eleitoral e Lula (PT) deu seu apoio para que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) tente ocupar a vaga. A ação contra Moro foi movida pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, e alega o uso indevido, desvio e abuso de poder econômico por parte do ex-juiz durante a pré-campanha e campanha eleitoral de 2022.

A expectativa no PT é que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgue o caso em agosto, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – para onde um possível recurso das partes seria encaminhado – em dezembro.

Diferentemente do ocorrido após a cassação de Deltan Dallagnol, em que a vaga do ex-deputado foi ocupada por Luiz Carlos Hauly, uma eventual cassação de Moro exigiria a realização de uma nova eleição.

Nesse cenário, o PT planeja lançar Gleisi, atual presidente do partido e que já ocupou o cargo de senadora de 2011 a 2019. Ela não precisaria se licenciar do mandato de deputada para concorrer.

Segundo informações obtidas, Lula e Gleisi já discutiram o assunto, e o presidente deu sua aprovação para que ela busque a vaga.

Embora estejam cientes de que o governador Ratinho Júnior (PSD) provavelmente lançará um candidato com apoio da máquina, o PT vê essa como uma oportunidade para mais um debate sobre os abusos e excessos cometidos por Moro durante uma possível eleição.

Além de Gleisi, outros possíveis interessados na vaga incluem Álvaro Dias (Podemos), Paulo Martins (PL) – ambos derrotados por Moro na disputa pelo Senado em 2022 – e Ricardo Barros (PP), atual secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.

Compartilhe

Leia mais

Dengue Covid-19

ÓBITOS

Dengue supera covid-19 em mortes no Brasil em 2024
Dengue Covid-19

ÓBITOS

Dengue supera covid-19 em mortes no Brasil em 2024

Lula Levantamento

LEVANTAMENTO

Desaprovação a Lula atinge recorde desde o início do mandato
Lula Levantamento

LEVANTAMENTO

Desaprovação a Lula atinge recorde desde o início do mandato

Braide imposto

IMPOSTO

Fernando Braide critica aumento de taxas do Detran-MA
Braide imposto

IMPOSTO

Fernando Braide critica aumento de taxas do Detran-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.