NOTAS

Entrelinhas

Compartilhe
Entrelinhas
Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado! Rui Barbosa

À PROCURA DA FELICIDADE – O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, decidiu deixar o PCdoB. Paulo Victor sabe que a legenda é incompatível com seu desejo de disputar a eleição de prefeito da capital maranhense no ano que vem. Contudo, é dado como certo que a federação integrada por PCdoB, PT e PV o apoie no ano que vem.

Diz-se que o PSDB é o caminho do vereador. Em caso da transmutação e comunista a tucano, algumas situações serão claras: Paulo Victor irá machucar a candidatura de Duarte Jr (PSB) ao tirar dele PT, PCdoB, PV e o próprio PSDB. Além de evidenciar a predileção do governador Carlos Brandão por seu nome.

ESCRITO NAS ESTRELAS – O prefeito Eduardo Braide (PSD), pelo menos aparentemente, ainda aposta em uma impossível composição com o governador Carlos Brandão. Só esquece de fazer uma conta simples: o governador não irá acelerar um possível processo de rompimento com Flávio Dino por causa dele. Declarar apoio a Braide é declarar guerra a Flávio Dino. Por que? Para que? Enquanto perde seu tempo investindo no impossível, Braide vê sua relação com a Câmara cada vez mais difícil.

Apesar de ser admirado por Braide, que já sinalizou várias vezes por uma aliança, o minstro nutre repulsa pelo prefeito de São Luís e o considera como o único político que resistiu ao seu projeto de poder. Apenas Braide separou Flávio Dino do completo e absoluto controle de todas as instâncias políticas do Maranhão.

O desejo de Dino é ver Braide derrotado, nem que para isso tenha que romper com Brandão. O governador pode até indispor-se com aquele que lhe deu a oportunidade de ocupar o cargo que tem hoje, mas não será por aquele que tentou derrotar nas eleições de 2020.

Carlos Brandão não irá compor com Eduardo Braide.

VALENTE – No mar de incertezas que se tornou a política estadual, a presidente da Assembleia Iracema Vale vai velejando tranquila. O crescimento de Iracema enquanto liderança já é perceptível na classe política e visível em pesquisas de opinião.

Adepta da política de conciliação e diplomacia, Iracema vai conquistando espaços e tornando-se um símbolo da política de conciliação de Carlos Brandão que substituiu a tirania opressora do seu antecessor.

As hipóteses sobre o futuro de Iracema derivam muito mais do seu surpreendente desempenho do que do desejo de aliados e apoiadores.   

EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO – Parece que o maior aliado do ex-governador Flávio Dino começa a fraquejar e o passado começa a assombrar o ministro da Justiça e Segurança Pública. Com a burrice cavalar de bosonaristas dando uma trégua, parlamentares de oposição começaram a vasculhar o passado do ministro.

Uma sequência de mensagens antigas do Twitter mostra que Dino criticou e acusou as urnas de serrem um instrumento de fraude mais de 10 anos antes de Jair Bolsonaro. Uma busca mais apurada nos tempos de governo deve revelar situações muito mais constrangedoras.

Resta saber se a repentina perspicácia de Bolsonaristas veio para ficar ou foi apenas um lampejo que, logo, logo, irá dar lugar à burrice.

UM ESTRANHO NO NINHO – Advogado, historiador e doutor em Ciências Sociais, Diogo Guagliardo Neves pretende disputar as eleições para prefeito de São Luís pelo partido NOVO. Diogo junta-se ao segundo colocado nas eleições de 2022 para o governo do Maranhão Lahesio Bonfim, na campanha pela criação de uma oposição de direita forte no Maranhão.

Diogo encarna hoje um perfil em extinção na política local: a do intelectual. São raríssimos os políticos que ultrapassem a barreira da alienação completa e absoluta sobre questões básicas de economia, sociedade e ciência política. Quando o assunto é polidez literária então, o cenário é de quase inexistência.

Resta saber se a sofisticação intelectual de Diogo irá impor-se aos demais nos debates e discussões.  

Compartilhe

Leia mais

Brandão nomeação

NOMEAÇÃO

Marcus Brandão assume secretaria de Assuntos Legislativos
Brandão nomeação

NOMEAÇÃO

Marcus Brandão assume secretaria de Assuntos Legislativos

Moraes STF

MORAES

Decisão do STF sobre nepotismo no MA ganha destaque nacional
Moraes STF

MORAES

Decisão do STF sobre nepotismo no MA ganha destaque nacional

câmara projeto de lei

PROJETO DE LEI

Câmara aprova castração química e cadastro de pedófilos
câmara projeto de lei

PROJETO DE LEI

Câmara aprova castração química e cadastro de pedófilos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.