MARANHÃO, 28 de junho de 2023 – Uma pesquisa realizada pelo ‘Brasil em Mapas’ avaliou a desigualdade entre as regiões do Brasil, com foco em saúde, educação e oportunidades de renda. O resultado revelou que o Maranhão está entre os estados com piores condições de vida no país.
O Brasil é conhecido por sua desigualdade, onde as riquezas não são distribuídas de forma equitativa. Isso resulta em disparidades na qualidade de vida entre diferentes regiões, sendo que o sul apresenta melhores índices em comparação com o norte.
O levantamento feito pelo ‘Brasil em Mapas’ utilizou dados do Atlas do Desenvolvimento Humano/PNDU Brasil, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos (PNDA-C) do IBGE, taxa de desemprego trimestral e dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de 2022, incluindo a taxa de homicídios.
A pesquisa avaliou as condições de saúde, educação, desigualdade e oportunidades de renda. Regiões com maior concentração de renda tendem a ocupar posições mais baixas no ranking.
Confira os rankings dos melhores e piores estados para se viver no país:
Melhores estados:
São Paulo
Santa Catarina
Distrito Federal
Paraná
Rio Grande do Sul
Mato Grosso do Sul
Rio de Janeiro
Goiás
Minas Gerais
Mato Grosso
Piores estados:
Alagoas
Maranhão
Piauí
Bahia
Paraíba
Pernambuco
Ceará
Sergipe
Pará
Acre