MARANHÃO, 28 de junho de 2023 – De acordo com o Censo de 2022, o Maranhão perdeu duas posições no ranking dos estados mais populosos, totalizando agora 6.775.152 habitantes, uma alta de 200.363 pessoas em 10 anos. O estado maranhense registrou um crescimento de apenas 0,25%, enquanto a média nacional foi de 0,52%.
Por outro lado, Santa Catarina e Goiás apresentaram um aumento significativo em suas populações, tornando-se os estados com maior taxa de crescimento, com 1,66% e 1,36% respectivamente. Esses números podem impactar a composição das bancadas na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas, resultando na redução de pelo menos uma vaga para os maranhenses.
O número de representantes na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas está diretamente relacionado à quantidade de habitantes. Atualmente, o Maranhão possui 18 vagas para deputados federais, mas considerando a média de população por vaga na Câmara Federal, o estado poderá perder uma vaga nas eleições de 2026.
No entanto, é importante ressaltar que um novo cálculo será realizado para determinar como serão distribuídas as 17 vagas restantes entre as 18 unidades da federação, uma vez que São Paulo, Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não participam dessa redistribuição.
Caso ocorra a redução para 17 deputados federais, o número de deputados estaduais também poderá diminuir para 41, pois os estados com mais de 12 deputados federais têm direito a 36 deputados estaduais (correspondentes às 12 primeiras cadeiras), mais um deputado estadual para cada cadeira adicional.
Portanto, se um estado possui 15 deputados federais, terá direito a 39 cadeiras nas assembleias legislativas (36 + 3). Atualmente, o Maranhão conta com 18 deputados federais e 42 deputados estaduais. É certo que os estados de Santa Catarina e Goiás irão ganhar mais representantes na Câmara dos Deputados, sendo que o primeiro possui 16 representantes e o segundo, 17.