SÃO PAULO, 17 de junho de 2023 – O ex-presidente Jair Bolsonaro viajou para Jundiaí no último sábado (17), onde confirmou presença no evento de filiação do prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado, que se juntará ao PL. Além dele, outros líderes políticos da região também decidiram ingressar no partido.
Essa ação faz parte de um movimento de saída do PSDB, que, às vésperas das eleições municipais, tem enfrentado a perda de vários membros e representantes. No evento de filiação, contou-se com a presença confirmada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, do senador Marcos Pontes e do deputado estadual André do Prado, que também é presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Com a migração dos tucanos, Valdemar pretende formar uma frente de prefeitos para a disputa eleitoral do próximo ano, além de expandir a representação com vereadores em todo o estado de São Paulo. Desde a filiação de Bolsonaro ao partido, o PL tem ganhado destaque na política nacional. Nas eleições de 2022, o partido conquistou a maior bancada no Congresso, com 99 representantes na Câmara dos Deputados e 13 no Senado Federal.
O PL também se tornou a maior bancada na Assembleia de São Paulo, com 19 deputados, incluindo a presidência da Alesp. Diante das eleições de 2024, o PSDB tem sido o principal alvo das investidas do PL em São Paulo. O partido prevê perder cerca da metade dos prefeitos do estado nas próximas eleições.
Até o momento, mais de 30 prefeitos já formalizaram a saída do PSDB, que já teve um total de 245 prefeitos no estado.