OPERAÇÃO FISCAL

MA adota imagens de satélite e IA para combater sonegação fiscal

Compartilhe
Prédio SEFAZ
SEFAZ utiliza imagens de satélite de alta resolução através do Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (SIFMA).

SÃO LUÍS, 19 de junho de 2023 – Pela primeira vez no país, a Secretaria de Estado da Fazenda está realizando uma operação fiscal que utiliza imagens de satélite de alta resolução em conjunto com inteligência artificial por meio do Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (SIFMA).

O SIFMA, pioneiro no Brasil, emprega um sistema avançado de gerenciamento de banco de dados geográficos, imagens de satélite em séries temporais e IA. Essa tecnologia permite rastrear a produção agrícola e identificar a origem dos grãos, revelando valores ocultados que ultrapassam os R$ 45 milhões, resultando em um valor de ICMS devido de aproximadamente R$ 8 milhões aos cofres públicos.

O secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro, destaca que “a implementação do SIFMA é um marco importante no avanço da gestão fiscal no setor agrícola e reflete o compromisso do estado em utilizar a tecnologia de forma inteligente para promover o desenvolvimento econômico”.

Além de fiscalizar e monitorar o setor agrícola, o SIFMA também proporcionará aos produtores a oportunidade de gerenciar suas propriedades rurais cadastradas na plataforma, como informado pelo Governo do Estado.

O SIFMA faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Maranhão (PROFISCO II), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x