BRASÍLIA, 15 de junho de 2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez outro comentário sobre a forma física do ministro da Justiça, Flávio Dino, que repercutiu negativamente. A fala aconteceu no início da reunião ministerial dessa quinta (16), em Brasília.
Durante o discurso transmitido pelos canais oficiais do Planalto, Lula disse que a reunião com os subordinados duraria “umas seis horas ou um pouco mais”. Em seguida, o presidente explicou que o almoço seria “uma refeição leve” servida à mesa, sem que ninguém precisasse se levantar. O ministro da Justiça foi o único mencionado nominalmente pelo presidente, em tom de piada:
O presidente #Lula voltou a fazer uma piada considerada gordofóbica sobre o ministro Flávio Dino, de Justiça e Segurança Pública. O episódio se deu durante reunião ministerial desta quinta (15). Ao dizer que não haveria almoço, mas apenas uma comida leve que os ministros comeriam… pic.twitter.com/X9UM6emiYO
— O Tempo (@otempo) June 15, 2023
Perfis nas redes sociais ironizaram a declaração, classificando-a como “gordofobia do bem”. Vale ressaltar que, em março, durante mais um evento oficial do governo, Lula fez um comentário semelhante sobre o aliado. Na ocasião, após afirmar que “a obesidade causa tanto mal quanto a fome”, o presidente dirigiu-se ao ministro:
Lula afirma que obesidade é doença que causa “tanto mal quanto a fome”.
— Metrópoles (@Metropoles) March 15, 2023
Em evento de lançamento do Pronasci II, presidente brincou com o Ministro da Justiça. “Por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta.”
Assista ▶️ pic.twitter.com/1AC7bXWAOF