São Luís, 22 de maio de 2023 – Em pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marcial Lima (Podemos) ressaltou a importância do intercâmbio cultural e turístico entre a capital maranhense e os municípios da região dos Lençóis Maranhenses.
De acordo com o parlamentar, essa troca pode ser determinante para o desenvolvimento do estado, destacando, inclusive, a realização do VII Encontro dos Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses. O evento, sediado na cidade de Santo Amaro do Maranhão entre os dias 19 e 20 de maio, proporcionou uma grande integração da música nordestina no estado.
“No decorrer das minhas falas aqui, tenho enfatizado que São Luís se tornou um ponto de partida para muitas pessoas que desejam visitar as cidades vizinhas da Ilha. O aeroporto da capital recebe um grande número de pessoas nos finais de semana, independentemente da ocorrência de eventos na cidade. Muitos desses visitantes que chegam à capital têm como destino os Lençóis Maranhenses e a região do Munim […] Hoje, é fundamental compreendermos esse intercâmbio, que se tornou um caminho para o turismo entre São Luís e as regiões próximas à capital, especialmente os Lençóis. Essa aproximação precisa ocorrer e nós devemos promovê-la, pois as cidades dos Lençóis têm uma grande quantidade de residentes que vivem aqui”, afirmou
Durante seu discurso, Marcial Lima também disse que através de uma comissão composta por 16 pessoas, estão demonstrando que esse intercâmbio cultural e turístico, que envolve os setores da cultura e do turismo, é uma realidade. A comissão responsável pelo Tributo ao Rei do Baião levou da capital para Santo Amaro uma comitiva de 600 pessoas.
“Através desse evento cultural, conseguimos lotar a cidade e proporcionar oportunidades para muitos. Por isso, gostaria de agradecer publicamente à imprensa do Maranhão, que divulgou amplamente o evento, e a alguns colegas que estiveram presentes e produziram matérias sobre a união do potencial turístico e do lazer, ou seja, o turismo de lazer. Espero que, daqui para frente, possamos fortalecer ainda mais esse intercâmbio”, concluiu o vereador.