opções

PESQUISA

Maioria expressiva dos brasileiros dizem acreditar em Deus

Compartilhe
A informação consta em pesquisa do Instituto Ipsos, realizada em 26 países. O Brasil é o 1º colocado do ranking, empatado com África do Sul.

Paris, 22 de maio de 2023 –  A maioria expressiva dos brasileiros (89%) acredita em Deus ou em um poder superior, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 26 países. O Brasil ocupa a primeira posição no ranking, empatado com a África do Sul (89%), seguido pela Colômbia (86%).

A média global de crença em um poder superior é de 61%. No extremo oposto do ranking estão Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e Japão (19%). O estudo foi conduzido pela Ipsos em 26 países entre 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, com 19.731 entrevistados, incluindo cerca de 1.000 do Brasil. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada por meio da plataforma online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, através da plataforma IndiaBus. De acordo com o levantamento, 76% dos brasileiros afirmaram seguir alguma religião, sendo que 70% se identificaram como cristãos. A média global de pessoas que afirmaram seguir alguma religião é de 67%. Os países com maior percentual são Índia (99%), Tailândia (98%) e Malásia (94%), enquanto Suécia (46%), Holanda (46%), Coreia do Sul (44%) e Japão (42%) estão na parte inferior do ranking.

Apesar do alto número de brasileiros associados a uma religião, apenas 49% afirmaram visitar igrejas, templos ou outros locais de culto pelo menos uma vez por mês. A média global para essa pergunta é de 30%. A pesquisa também questionou se os entrevistados acreditavam que o poder de Deus ou forças superiores poderiam auxiliar na superação de crises, como doenças, conflitos e desastres.

No Brasil, 90% responderam afirmativamente, colocando o país em primeiro lugar nesse aspecto. A Colômbia e a África do Sul ocupam o segundo lugar, ambas com 89%. Os países com menor percentual de crença nesse aspecto são Suécia (56%), Coreia do Sul (50%) e Japão (37%). Os brasileiros também se destacam em relação à crença no paraíso, empatando com o Peru no primeiro lugar, com 79% dos entrevistados expressando a convicção em sua existência. A África do Sul, Colômbia e Turquia ocupam o terceiro lugar, com 78%. No extremo oposto do ranking estão França (31%), Japão (28%) e Bélgica (22%).

Quanto à crença no inferno, o Brasil ocupa a segunda posição, com 66% dos entrevistados afirmando acreditar em sua existência. A Turquia lidera com 76%, seguida pela Tailândia em terceiro lugar, com 63%. Na parte inferior do ranking estão Espanha (22%), Suécia (21%) e Bélgica (16%).

Compartilhe

Leia mais

Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico
Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico

Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB
Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB

STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês
STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.