USO PESSOAL

Weber agenda julgamento da descriminalização do uso de drogas

Compartilhe
A ação questiona o artigo 28 da Lei de Drogas, que considera crime adquirir, possuir, transportar ou portar drogas para uso pessoal.

Brasília, 19 de maio de 2023 – A ministra Rosa Weber agendou para o dia 24 de maio o julgamento da descriminalização do uso de drogas. O caso será discutido no plenário físico do STF (Supremo Tribunal Federal) e o relator do processo é o ministro Gilmar Mendes.

O julgamento teve início em 2015, mas foi interrompido devido a um pedido de vista do então ministro Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo em 2017. Quando o ministro Alexandre de Moraes assumiu o lugar de Teori, ele herdou o caso e liberou-o para votação em novembro de 2018.

A ação apresentada ao STF questiona a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, que considera crime adquirir, possuir, transportar ou portar drogas para uso pessoal. Até o momento, três ministros já votaram: Gilmar Mendes, Edson Fachin e Roberto Barroso. Como o caso possui repercussão geral, a decisão tomada pela Corte afetará todas as outras ações relacionadas ao tema que estão em tramitação na Justiça do país.

O relator do caso, Gilmar Mendes, votou pela inconstitucionalidade do artigo 28. Ele defende a aplicação de sanções administrativas para os casos de uso pessoal, sem punição penal. Os ministros Fachin e Roberto Barroso acompanharam o voto do relator ao considerarem o artigo 28 inconstitucional, mas limitaram sua decisão ao porte pessoal de maconha.

Na ordem de julgamentos do STF, o item está em quarto lugar na pauta da próxima quarta (24).

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x