Menu

NOVO realiza convenções municipais no MA neste fim de semana

Novo Maranhão

MARANHÃO, 27 de julho de 2024 – O partido NOVO-MA realizará convenções partidárias em diversos municípios do Maranhão neste fim de semana, consolidando candidaturas a prefeito, vice e vereadores. Neste sábado, às 16h, no município de Raposa, será consolidada a chapa de candidatos a vereador do NOVO-MA. Na oportunidade, Lucinete Albuquerque será oficializada como vice na coligação com o Republicanos, apoiando Junior Passinho para prefeito. Logo em seguida, às 17h, no município de Governador Nunes Freire, será homologada a candidatura de Zé Ramos para prefeito. Nesta convenção, também serão oficializados os candidatos a vice-prefeito, vereadores e vereadoras que representarão o partido nas eleições. No domingo, as cidades de Açailândia, Esperantinópolis, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João dos Patos e Vitorino Freire sediarão eventos para oficializar suas respectivas chapas de candidatos a vereador. Já em Arari, Bom Jesus das Selvas e Tufilândia, além da oficialização de chapas proporcionais, serão lançadas chapas majoritárias com Alysson Ericeira, Allan Mangueira e Adalto Feitosa como candidatos a prefeito, respectivamente.

Duarte Júnior é acusado de desrespeitar Justiça Eleitoral

Duarte Júnior

SÃO LUÍS, 27 de julho de 2024 – O candidato à Prefeitura de São Luís pelo PSB, Duarte Júnior, foi acusado de desrespeitar a Justiça Eleitoral. Prints feitos por eleitores da capital mostram um número identificado como Duarte confirmando o agendamento de uma consulta oftalmológica para o dia 19 de julho. No início do mês, o juiz Mário Prazeres Neto, da 89ª Zona Eleitoral, atendeu a uma representação do Ministério Público Eleitoral, feita pela promotora Núbia Zeíle Pinheiro Gomes. A denúncia acusava Duarte Júnior de propaganda eleitoral irregular e extemporânea, através da distribuição de brindes, consultas oftalmológicas gratuitas, óculos e cirurgias aos eleitores.

TCE-MA faz ressalva às contas de Dino por déficit previdenciário

TCE-MA Contas

MARANHÃO, 27 de julho de 2024 – O presidente do TCE-MA, conselheiro Marcelo Tavares, explicou nesta sexta (26), o motivo que levou a Corte a fazer ressalvas quanto à prestação de contas do ex-governador Flávio Dino – hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) – referente ao exercício financeiro de 2021. O caso foi julgado pelos membros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) no último dia 17 de julho. Durante entrevista ao programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, o conselheiro informou que uma sequência de déficits anuais da Previdência do Estado do Maranhão resultaram nas recomendações. “O Tribunal, às vezes, faz algumas considerações, digamos que sejam como se fosse um conselho para determinadas áreas. Então, especificamente nesse caso, é a questão do Fundo de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão. O Tribunal entende que pode haver uma gestão melhor dos recursos do Fundo. E aí eu posso falar porque eu estava no governo, na chefia da Casa Civil, eu fui deputado, fiscalizei isso durante muito tempo. Eu conheço muito essa situação. Ao longo dos anos, o Fepa [Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria] gasta mais do que arrecada. Então, obviamente que o dinheiro do Fundo de Previdência dos servidores vai diminuindo. Então, o Tribunal fez essas recomendações para que nós tenhamos uma melhor gestão desses recursos para tentar diminuir o desembolso do Orçamento anual do Estado para fazer frente ao pagamento de aposentados. Que de alguma maneira se encontre soluções que permitam que o fundo tenha a capacidade plena de fazer o pagamento de todos os aposentados. Hoje isso não acontece no Maranhão””, declarou.

PDT oficializa candidatura em São Luís e declina em Imperatriz

PDT Eleições

MARANHÃO, 27 de julho de 2024 – O PDT oficializou a candidatura de Fábio Câmara para a Prefeitura de São Luís. O ex-vereador da capital maranhense foi escolhido para disputar as eleições de 2024 pelo partido. O evento de oficialização ocorreu no Aterro do Bacanga e contou com a presença do presidente estadual do PDT, senador Weverton Rocha. Na ocasião, Fábio Câmara agradeceu a confiança do partido e dos presentes, destacando seu compromisso com a revitalização da cidade, focando em educação, saúde e justiça social. O candidato a vice-prefeito na chapa de Fábio Câmara será o pastor Marco Aurélio, indicado por lideranças da igreja Assembleia de Deus, reforçando a aliança entre o PDT e segmentos religiosos da capital maranhense.

André Fufuca exonera servidor por post racista nas Olimpíadas

André Fufuca

BRASIL, 27 de julho de 2024 – O ministro do Esporte, André Fufuca, determinou nesta sexta (26) a exoneração de Wesley Max, responsável por um post racista durante a abertura das Olimpíadas de Paris. O servidor publicou na conta oficial do ministério uma foto de um macaco com a legenda “Todo mundo aguardando o nosso barco”, aludindo à delegação brasileira. A postagem, que fazia referência à delegação brasileira passando pelo Rio Sena, foi removida minutos após sua publicação. A atitude gerou imediata repercussão negativa. Em resposta, o Ministério do Esporte e André Fufuca emitiram uma nota repudiando o ato e anunciando a exoneração de Wesley Max, que era coordenador de Mídias Sociais da pasta. Wesley Max, natural de São Luís (MA), ocupava anteriormente cargos no Ministério das Cidades e na Câmara Municipal de São Luís antes de sua nomeação no Ministério do Esporte. Após a retirada do post, o Ministério do Esporte reafirmou seu compromisso com a luta contra o racismo e destacou que ações desse tipo não são toleradas. Até o momento, Wesley Max não se pronunciou sobre o ocorrido.