Menu

Lula não retomou nenhuma das 3.700 obras de educação paradas

Obras educação

MARANHÃO, 15 de abril de 2024 – O governo Lula (PT) ainda não reiniciou nenhuma das 3.783 obras de educação básica paradas em todo país após quase um ano do anúncio de um grande plano para destravar as construções. O MEC (Ministério da Educação), comandado por Camilo Santana, não conseguiu fechar um único termo de compromisso com prefeituras para permitir a retomada. Reiniciar obras paradas, sobretudo de creches, é uma promessa do presidente desde início do governo. Lula planeja eventos pelo país para inaugurações e o tema é tratado como prioridade no Palácio do Planalto. Até agora, no entanto, o MEC não deu início a nenhuma obra com recursos federais desde o início do governo. Somente foram finalizadas construções que já estavam em execução.

Governador Brandão acompanhará Lula em visita à Colômbia

Brandão Lula

COLÔMBIA, 15 de abril de 2024 – O governador Carlos Brandão (PSB) embarcará nesta terça (16) para Bogotá, capital da Colômbia, onde integrará a comitiva do presidente Lula (PT) em agenda oficial. Na oportunidade, ele participará do Fórum Empresarial Brasil – Colômbia. O chefe do executivo estadual anunciou a missão nas primeiras horas desta segunda (15).

Bairro do São Francisco lidera em casos de dengue

Dengue Maranhão

MARANHÃO, 15 de abril de 2024 – Os bairros do São Francisco, Centro, Bequimão, Coroadinho e Tirirical são os pontos com maior incidência de dengue na capital maranhense. Outros quatro bairros compõem a lista disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda (15). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), São Luís teve 1 caso de morte por dengue e 752 casos registrados na capital, o público mais afetado são pessoas com idade de 20 a 29 anos, com maior predominância entre mulheres.

Bancos ainda não aprovaram empréstimos ao Governo do MA

Empréstimo Maranhão

MARANHÃO, 15 de abril de 2024 – Os empréstimos aprovados pela Assembleia Legislativa do Maranhão em favor do governo de Carlos Brandão ainda não foram liberados pelas instituições financeiras envolvidas. O primeiro empréstimo, no valor de R$ 350 milhões, foi aprovado em novembro de 2023 junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O segundo, no montante de R$ 1,9 bilhão, foi aprovado em março deste ano para operação no Banco do Brasil.

Maranhão recebeu quase 3 mil benefícios por transtornos mentais

Transtorno Maranhão

MARANHÃO, 15 de abril de 2024 – O Maranhão registrou 2.099 benefícios em decorrência de transtornos mentais em 2023, um aumento de 61% em relação a 2022. Em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu um total de 34.162 benefícios por incapacidade temporária no Maranhão. Desse total, os transtornos mentais e comportamentais (Capítulo V da CID 10) representaram uma parcela significativa. Esses transtornos podem estar relacionados a diversos fatores, incluindo o ambiente de trabalho.

Justiça manda investigar deterioração do Odylo Costa Filho

Odylo Costa

SÃO LUÍS, 15 de abril de 2024 – O Centro Cultural Odylo Costa Filho, localizado no Centro Histórico de São Luís, é alvo de investigação judicial devido ao seu estado de abandono e deterioração. A denúncia de abandono e deterioração do Centro Cultural, que abriga importantes instituições culturais como o Cine Praia Grande, a Biblioteca Ferreira Gullar e o Teatro Alcione Nazaré, levou o juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos do Termo Judiciário de São Luís a requisitar a abertura de um procedimento investigatório. Essa solicitação foi direcionada ao Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins. O objetivo principal da investigação é identificar os responsáveis pelos atos criminosos cometidos no local, que atualmente é alvo de vândalos e ladrões. Além disso, será apurada a possível omissão por parte da gestão pública, que deveria zelar pela conservação e segurança do prédio. A situação de deterioração do Centro Cultural veio à tona após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, mostrando o estado de abandono em que se encontra o local.

PSD aciona corregedoria por protelar ação contra o Podemos

PSD PODEMOS

MARANHÃO, 15 de abril de 2024 – O Partido Social Democrático (PSD) denunciou à Corregedoria-Geral Eleitoral do Maranhão o juiz Tarcísio Almeida Araújo por suposto excesso de prazo injustificado na condução do processo que pede a anulação dos votos do partido Podemos nas eleições de 2022. Essa ação pode resultar na perda dos mandatos dos deputados Leandro Bello e Júnior Cascaria. Segundo o PSD, o juiz Tarcísio Almeida Araújo, que é o relator do caso, estaria segurando o processo em seu gabinete, mesmo após a conclusão da instrução processual.

Alexandre de Moraes na mira do congresso norte-americano

Alexandre de Moraes

BRASÍLIA, 15 de abril de 2024 – O pedido do Congresso dos Estados Unidos à X Corp foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no último final de semana. Os documentos incluem solicitações relacionadas à moderação de conteúdo e tratamento de informações. O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados norte-americana requisitou à X Corp todos os registros de ordens judiciais emitidas por Moraes, referentes a moderação, remoção de contas e conteúdo, entre outros aspectos.