CNJ determina retorno de Antônio Bayma ao TJMA

CNJ TJMA

MARANHÃO, 12 de abril de 2024 – Após quase seis meses, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta sexta (12) pelo retorno do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Decisão foi tomada por um placar de 15 a 0.

Alta de doenças respiratórias deve-se ao tráfego, diz vice da Fiema

Veículos SLZ

SÃO LUÍS, 12 de abril de 2024 – A qualidade do ar de São Luís está piorando, porém a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e o Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), esclarecem que os números não são tão ruins como os divulgados pela Rede de Monitoramento de Qualidade do Ar do DISAL (Distrito Industrial). O vice-presidente da FIEMA, Claudio Azevedo, diz que há estudos da UFMA apontando que o aumento de 70% da frota de veículos da capital, junto com as mudanças climáticas, é uma das explicações para a variação das doenças respiratórias na capital maranhense. Números do DETRAN/MA, apontam que a Ilha de Upaon-Açu possui quase 600 mil veículos registrados, sendo 497.398 em São Luís, 57.558 em São José de Ribamar, 36.384 em Paço do Lumiar e 7.263 na Raposa. Em percentual, mais de 25% da frota do estado está concentrada na Grande Ilha. O Maranhão possui 2,176,339 milhões de veículos registrados.

Gestores não indicam retomada de 141 das 458 obras no MA

Maranhão obras

MARANHÃO, 12 de abril de 2024 – Das 458 obras na área da saúde elegíveis para reativação no Maranhão, ainda há 141 que não receberam indicação dos gestores locais. O prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Retomada de Obras na Saúde está nos últimos dias. A manifestação de interesse deve ser feita através do site do InvestSUS até o próximo dia 15. Em todo o território nacional, existem 5.609 obras que podem ser retomadas, sendo que 1.400 aguardam indicação dos responsáveis. Entre os empreendimentos que podem ter suas obras retomadas estão: 4.207 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 833 academias da saúde, a construção e ampliação de 198 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 93 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 72 unidades de acolhimento, além de Centros Especializados em Reabilitação (CERs), oficinas ortopédicas e obras de ambiência.

Abandono atinge centros culturais do MA além do Odylo Costa

Cultura MA

MARANHÃO, 12 de abril de 2024 – A situação de abandono do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, recentemente destacada, revelou um padrão de descaso com importantes centros culturais em São Luís. Além do Odylo, locais como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) também sofrem com abandono, necessitando de reparos urgentes para retomar suas atividades culturais. A Casa do Maranhão e o antigo prédio da Defensoria Pública Estadual também estão abandonados e serão convertidos em hotéis. Artistas e educadores demonstram tristeza e indignação com a situação, clamando por uma resposta do governo estadual.

Imperatriz pode ser a 100ª cidade brasileira a ter segundo turno

Imperatriz eleições

IMPERATRIZ, 12 de abril de 2024 – Pela primeira vez, a cidade de Imperatriz, a segunda maior do Maranhão, está próxima de atingir o número mínimo de eleitores que permitirá a realização de um segundo turno nas eleições municipais. Com menos de três mil eleitores para alcançar a marca de 200 mil registrados na Justiça Eleitoral até 8 de maio, a expectativa é alta no meio político.

Aluisio garante derrubada do veto de Lula a PL sobre saidinhas

Aluisio Saidinha

BRASÍLIA, 12 de abril de 2024 – Após decisão do presidente Lula (PT) de vetar parte de um projeto de lei que tratava das saídas temporárias de presos, o deputado Aluisio Mendes (Republicanos) manifestou sua indignação diante desse veto e prometeu uma reação no Congresso Nacional. A medida proposta no PL visava encerrar as chamadas “saidinhas” de presos em feriados e datas especiais. No entanto, o presidente Lula vetou um trecho do projeto que impedia as saídas temporárias para que os detentos visitassem suas famílias. Em contrapartida, manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas. Essa decisão gerou reações, especialmente entre os parlamentares que defendiam o fim das saídas temporárias como forma de combater a criminalidade e garantir maior segurança à sociedade.

Brandão define titular de secretaria recém-criada

Brandão SEGERF

MARANHÃO, 08 de abril de 2024 – O Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), definiu a liderança da recém-criada Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão dos Recursos Federais (SEGERF). Jandira Dias Silva foi escolhida para chefiar a nova pasta, conforme publicado no Diário Oficial do Estado.

Alessandro confirma pré-candidatura e pretende comandar Câmara

Alessandro vereador

SÃO LUÍS, 12 de abril de 2024 – O empresário Alessandro Martins confirmou, em entrevista exclusiva concedida à jornalista Silvia Tereza, que é mesmo pré-candidato a vereador de São Luís. Na oportunidade, ele falou sobre o drama que viveu ao ser detido, por 20 dias, no quartel da Polícia Militar após cumprimento de um mandado de apreensão de materiais em sua residência no mês de março. Entre outros assuntos, ele mostra o lado pessoal, humano e informa os motivos que o levam a tentar entrar na política. Sobre os dias em que ficou detido, ele conta detalhes do que passou, como foi assistido e tratado no quartel da PM.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.