Fogueira construída em cima de monumento revolta maçons

Maçon Zé Doca

ZÉ DOCA, 20 de junho de 2023 – A prefeita Josinha e os deputados federais Josimar Maranhãozinho e Detinha estão sendo acusados de desrespeitar a maçonaria de Zé Doca, segundo informações divulgadas pelo Portal O Informante. De acordo com os maçons, o secretário municipal de Cultura, Maicon Alves, recebeu instruções dos três para montar uma grande fogueira no centro da cidade, em cima do Monumento Maçônico de Zé Doca. A classe maçônica denuncia que uma instituição milenar como a Maçonaria não pode ser desrespeitada dessa maneira, cujo monumento foi construído regularmente e inaugurado em 30 de outubro de 2021 durante um evento da maçonaria local.

CCJ da Alema aprova PL do sexo biológico em competições no MA

CCJ Alema

SÃO LUÍS, 20 de junho de 2023 – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o parecer favorável ao Projeto de Lei 006/2023, de autoria do deputado Yglésio Moyses (PSB), que estabelece o sexo biológico como critério para a definição do gênero dos atletas em competições esportivas profissionais no Maranhão. O objetivo do projeto, segundo Yglésio, é proteger as mulheres, evitando a participação de pessoas do sexo biológico masculino em equipes femininas, o que poderia causar desequilíbrio e injustiça nos resultados das competições. O texto do projeto destaca que o Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a autonomia das agremiações esportivas, ressaltando que elas não têm independência jurídica absoluta em relação à autoridade normativa do Estado, especialmente em relação aos aspectos que competem ao poder público regulamentar por meio de lei. Yglésio justifica o projeto afirmando que tem preocupação com a proteção física das mulheres biologicamente definidas em práticas esportivas, considerando que elas possuem habilidades físicas mais moderadas do que as pessoas transexuais, especialmente em relação à velocidade e força física. Portanto, o sexo biológico deve ser o critério para a definição do gênero nas competições, segundo ele. Em abril, Yglésio protestou contra uma emenda apresentada pelo colega de Parlamento, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que descaracterizava o projeto. A emenda foi posteriormente rejeitada, e o projeto foi mantido em seu formato original, de acordo com Yglésio. A matéria seria apreciada em regime de urgência no Plenário da Assembleia nesta terça (20), mas um pedido do deputado Carlos Lula (PSB) para que a análise fosse adiada e submetida a uma análise mais aprofundada nas comissões técnicas foi aceito por Yglésio. O projeto retornará ao Plenário somente após o período de recesso parlamentar.

Ataques contra escolas aumentam 300% no primeiro ano de Lula

Ataques contra escolas

BRASIL, 20 de junho de 2023 – Apesar de toda a verborragia do ministro da Justiça Flávio Dino, que tenta relacionar ataques contra escolas e internet, há em um curso um fenômeno incômodo para o atual Governo Federal: o aumento no número de ataques contra escola na gestão do presidente Lula já atingiu em 5 meses 60% do número total de ataques na gestão de Jair Bolsonaro. Enquanto no primeiro ano de Bolsonaro foi registrado apenas um ataque, com Lula já são três faltando ainda 7 meses para o fim do ano. Um aumento real de 300%. Nos quatro anos de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro foram registrados cinco ataques. Suzano (2019), Saudades (2021), Barreiras (2022), Sobral (2022) e Aracruz (2022). No governo Lula já são três ataques em menos de apenas meses: São Paulo, Blumenau e agora Cambé. A RAZÃO DO AUMENTO DE ATAQUES CONTRA ESCOLAS Ao longo dos meses o ministro Flávio Dino tem feito um esforço enorme para ligar os ataques ao que ele chama de profusão do discurso de ódio na internet. Acontece que a internet continuar a mesma do governo passado quando foi registrada uma média de 1.3 ataques por ano. No primeiro ano da atual gestão, que ainda tem 7 meses para terminar, essa média já chegou a 3 ataques e pode aumentar mais. Por sua trajetória política, caso fosse Flávio Dino opositor ao atual governo, é provável que ele culpasse a gestão Lula pelos ataques. IMPUNIDADE Frequentemente aliados e entusiastas do atual governo costumam culpar a garantia do direito à posse de armas como responsável pelo aumento no número de ataques. Contudo, a retomada de políticas que facilitem o acesso a armamento por civis foi iniciada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na atual gestão, ainda durante o governo de transição, Flávio Dino fez questão de anunciar em várias ocasiões que o acesso seria dificultado. A comparação entre os ataques durante toda a gestão de Bolsonaro com apenas os cinco primeiros meses de Lula mostra uma ruptura entre o discurso de Flávio Dino e arealidade. Por outro lado, policiais e especialistas em segurança pública já percebem um aumento nos números da criminalidade. Opositores do atual governo culpam a crescente sensação de impunidade, supostamente trazida com o novo governo, como justificativa para o aumento do número de crimes contra a pessoa.

Cantor sertanejo destaca lei de Weverton Rocha para gestantes

Cristiano e Weverton

BRASÍLIA, 17 de junho de 2023 – O cantor sertanejo Cristiano, que forma dupla com Zé Neto, comentou sobre a promulgação de uma nova lei que torna obrigatória a realização do ecocardiograma fetal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse exame, capaz de identificar precocemente a cardiopatia congênita, pode salvar a vida de muitos bebês. O projeto de lei 5248/16, que foi sancionado pelo presidente Lula, é de autoria do senador Weverton Rocha (PDT) quando ele era deputado federal. Cristiano publicou em suas redes sociais: “Não o conheço, mas tenho meu respeito e admiração”, acompanhado do texto do Diário Oficial da União que trouxe a publicação da lei. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Cristiano (@crisznec) Em resposta à postagem, o senador declarou: “Muito obrigado por ajudar a divulgar essa nova lei, que foi inspirada por uma mãe que me procurou após perder um filho por não ter tido acesso ao exame. Nossa luta é para que isso não aconteça mais e que todas as mães tenham acesso à ecografia. Fico feliz quando conseguimos lutar pelo que acreditamos e obter sucesso”. Com a aprovação dessa lei, o ecocardiograma fetal passa a ser um dos exames realizados no pré-natal das gestantes atendidas pelo SUS, juntamente com outros procedimentos essenciais para garantir a vida e saúde da mãe e do bebê.

Popularidade de Lula cai no Nordeste e rejeição sobe no Centro

Lula impopular

BRASÍLIA, 17 de junho de 2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado uma queda de popularidade no Nordeste, de acordo com a mais recente pesquisa do Datafolha divulgada no sábado (17). Embora esteja dentro de uma margem de erro mais ampla de 4 pontos, houve uma oscilação negativa significativa na sua aprovação em comparação com março. A pesquisa revela que Lula tem maior aprovação entre eleitores de baixa renda (até 2 salários mínimos), com 43% de avaliação ótima/boa, e entre aqueles com menor nível de escolaridade (47%), além dos moradores do Nordeste (47%). No entanto, em março, o governo de Lula era avaliado como ótimo ou bom por 53% dos entrevistados nordestinos. A reprovação ao presidente petista também aumentou entre aqueles que ganham entre 2 e 5 salários mínimos, assim como entre os residentes da região Centro-Oeste, onde 34% dos entrevistados o reprovam. Entre os evangélicos, o percentual de reprovação é de 37%, e entre aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos, chega a 49%.

Bolsonaro e Tarcísio atraem tucanos para o PL e esvaziam PSDB

Tarcísio e Bolsonaro

SÃO PAULO, 17 de junho de 2023 – O ex-presidente Jair Bolsonaro viajou para Jundiaí no último sábado (17), onde confirmou presença no evento de filiação do prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado, que se juntará ao PL. Além dele, outros líderes políticos da região também decidiram ingressar no partido. Essa ação faz parte de um movimento de saída do PSDB, que, às vésperas das eleições municipais, tem enfrentado a perda de vários membros e representantes. No evento de filiação, contou-se com a presença confirmada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, do senador Marcos Pontes e do deputado estadual André do Prado, que também é presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Com a migração dos tucanos, Valdemar pretende formar uma frente de prefeitos para a disputa eleitoral do próximo ano, além de expandir a representação com vereadores em todo o estado de São Paulo. Desde a filiação de Bolsonaro ao partido, o PL tem ganhado destaque na política nacional. Nas eleições de 2022, o partido conquistou a maior bancada no Congresso, com 99 representantes na Câmara dos Deputados e 13 no Senado Federal. O PL também se tornou a maior bancada na Assembleia de São Paulo, com 19 deputados, incluindo a presidência da Alesp. Diante das eleições de 2024, o PSDB tem sido o principal alvo das investidas do PL em São Paulo. O partido prevê perder cerca da metade dos prefeitos do estado nas próximas eleições. Até o momento, mais de 30 prefeitos já formalizaram a saída do PSDB, que já teve um total de 245 prefeitos no estado.

Lula é denunciado na AGU por disseminar informações falsas

Lula sério

BRASÍLIA, 19 de junho de 2023 – O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP) protocolou nessa segunda (19) uma representação na Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, órgão vinculado à Advocacia Geral da União (AGU), acusando Lula de divulgar informações falsas. Durante uma transmissão ao vivo no YouTube na última terça (13), Lula afirmou que o governo do PT proporcionou acesso ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para 16 milhões de brasileiros. Além disso, o petista declarou que cerca de 3 mil creches estavam paralisadas até o início de seu mandato em 1º de janeiro. No entanto, o deputado Luiz Philippe argumenta que os dados oficiais contradizem essas declarações. O parlamentar ressaltou a importância da transparência e da confiabilidade dos dados governamentais para que os cidadãos possam tomar decisões informadas. Portanto, ele apresentou a representação contra Lula por manipulação de informações. “Manipular informações compromete a transparência e a confiabilidade dos dados, prejudicando a capacidade dos cidadãos de tomar decisões informadas. Por isso, apresentamos a representação”, comentou o parlamentar O programa “Conversa com o Presidente”, apresentado pelo ex-jornalista da TV Globo, Marcos Uchoa, divulga semanalmente as realizações da presidência sob a perspectiva do governo de Lula.

Karla Sarney propõe Prêmio Mulheres Empreendedoras de SL

Karla Sarney

SÃO LUÍS, 19 de junho de 2023 – A vereadora Karla Sarney (PSD) propôs, na Câmara Municipal da capital maranhense, o Projeto de Resolução “Prêmio Mulheres Empreendedoras de São Luís”, que visa reconhecer mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo. Na oportunidade, a parlamentar falou sobre a relevância da iniciativa, que busca homenagear mulheres à frente de empresas, escolas, cooperativas e associações, nas áreas social, comércio, serviços, indústria e artesanato. “Quando uma mulher empreende e gera renda para si, vira dona de sua própria história e tem muito mais chances de interromper ciclos de violência doméstica. Por isso, fomentar o empreendedorismo feminino é contribuir para que mais mulheres sejam protagonistas da própria vida”, enfatizou. Cada vereador poderá indicar duas mulheres para receber o Prêmio Mulheres Empreendedoras de São Luís, cujas indicações serão avaliadas e definidas pelo Colégio de Líderes do Poder Legislativo Municipal. O reconhecimento deverá ser concedido anualmente, em Sessão Solene, pela Câmara de vereadores, na data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.