opções

A esquerda morreu

Esquerda morreu

A esquerda política foi morrendo em etapas e depois morreu de uma só vez: Assistir de perto a morte da esquerda Passei 30 anos procurando a esquerda política. Como Winston Smith em 1984, fui movido pela noção idealista de que certamente deveria existir uma alternativa revolucionária. Na graduação (1988 a 1992), frequentei a faculdade mais à esquerda que pude encontrar, Swarthmore. Quando George HW Bush lançou sua guerra no Iraque, havia cerca de vinte de nós que se uniram para se opor a ela. Desse grupo, apenas cerca de cinco estavam comprometidos com a organização política real para acabar com a guerra. Não havia professores abertamente marxistas. Em 1990, viajei para a América Central, onde a esquerda havia sido devastada por décadas de governo autoritário e genocídio absoluto. Trabalhei em uma cooperativa de gado sandinista na única história de sucesso deixada na região, a Nicarágua. Encontrei principalmente machismo, não alguma teoria política transcendente de base. Agora a Nicarágua sob os sandinistas regrediu ao autoritarismo brutal que uma vez tentou derrubar. Nos anos 2000, eu queria ir para a faculdade de direito para estudar Teoria Crítica do Direito, mas restavam apenas dois professores no país que ainda trabalhavam nessa área e estavam prestes a se aposentar. A conferência anual sobre Teoria Crítica do Direito nos EUA havia parado de se reunir e não havia periódicos produzindo bons trabalhos sobre o tema. Escrevi sobre isso há algum tempo no meu Substack. Fiz um mestrado em políticas públicas na UC Berkeley de 2010 a 2012 e descobri que o espírito revolucionário deixou aquele lugar na década de 1960. Minhas aulas de políticas públicas eram repletas de professores desenhando gráficos no quadro-negro mostrando como o salário mínimo e os sindicatos eram ineficientes. Os poucos professores esquerdistas que ainda restavam na UC Berkeley estavam no departamento de Geografia e todos falavam uma linguagem codificada que é impossível de entender de fora (portanto, nenhuma revolução viria deles). Eu fiz meu Ph.D. de 2014 a 2019 no departamento de economia política mais radical que encontrei. Restavam alguns professores marxistas, mas eles se concentravam principalmente em projetos históricos. Os professores mais novos estavam escrevendo meditações pós-modernas sobre tempo e espaço (portanto, nenhuma revolução viria deles) e críticas intermináveis ​​ao neoliberalismo (que funciona como uma espécie de plano de emprego permanente para a esquerda que nunca ameaça as estruturas de poder existentes). Minha busca de três décadas pela esquerda política revelou uma série de cidades fantasmas. Como Winston Smith, descobri que a Irmandade existe apenas como uma ideia, não como um movimento político realmente existente.

PL de André Fufuca visa impedir aumento nos planos de saúde

Design sem nome 2023 06 14T145116.840

BRASÍLIA, 13 de junho de 2023 – O deputado André Fufuca (MA), líder do Progressistas (PP) na Câmara dos Deputados, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 165/23 que visa suspender o reajuste de 9,63% nas mensalidades dos planos de saúde individuais e familiares. “O aumento das mensalidades dos planos de saúde atinge justamente os usuários individuais, que são aqueles mais frágeis e com limitada força de negociação com as operadoras”, enfatizou Fufuca. Essa iniciativa pode beneficiar cerca de 8 milhões de consumidores brasileiros, livrando-os desse reajuste. Fufuca observa que o aumento como excessivo e injusto e considera que afeta especialmente os usuários individuais, que são mais vulneráveis e possuem menos poder de negociação com as operadoras. Segundo o parlamentar, a ANS tem priorizado excessivamente os interesses do mercado, autorizando um reajuste que é mais que o dobro da inflação acumulada nos últimos 12 meses até maio, que foi de 3,94% pelo IPCA. O deputado lembra que em 2022 o aumento nos planos de saúde já havia sido superior à inflação, com uma alta de 15,5% nos preços, comparado a 11,73% do IPCA. Fufuca ressalta que reajustes excessivos podem levar milhares de consumidores a abandonarem os planos de saúde, prejudicando tanto as empresas quanto sobrecarregando o sistema público do SUS. “É importante garantir a sustentabilidade dos planos de saúde, mas as reformas estruturais que o Parlamento vem aprovando podem estimular a economia e aumentar as receitas das operadoras”, esclareceu Fufuca. O deputado maranhense considera o índice aprovado pela ANS como um claro desrespeito à ordem constitucional devido ao seu caráter exagerado.

Trump se defende sobre suposta retenção de documentos secretos

Design sem nome 2023 06 14T103148.019

MIAMI, 13 de junho de 2023 – Trump classificou as acusações de guardar documentos confidenciais como um “abuso de poder” e afirmou ser inocente. Durante uma audiência em Miami, o ex-presidente dos Estados Unidos criticou o procurador especial e acusou o presidente Joe Biden de querer vê-lo preso. Trump também afirmou que Biden será lembrado como o presidente mais corrupto da história do país. As acusações contra Trump referem-se à retenção intencional de informações de defesa nacional, incluindo material confidencial sobre o programa nuclear e possíveis vulnerabilidades. Segundo as denúncias, o ex-presidente teria levado documentos secretos e ultrassecretos para a Flórida, na sua casa em Mar-a-Lago, e para Nova Jersey, seu clube de golfe. Durante a audiência, apoiadores de Trump se reuniram em frente ao tribunal, enquanto manifestantes anti-Trump também estiveram presentes.

Braide recebe IPHAN para restauração de polo cultural e turístico

Design sem nome 2023 06 14T101638.879

SÃO LUÍS, 12 de junho de 2023 – O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, recebeu a visita do presidente do IPHAN, Leandro Grass, para uma visita técnica ao palacete da antiga Rua Formosa, que está passando por um processo de restauração. A obra, com investimento de R$ 15 milhões, tem previsão de conclusão em 2025 e transformará o palacete em um polo cultural e turístico da cidade. Durante a visita, Braide ressaltou a importância da restauração para resgatar a história de São Luís. “Estamos aqui no palacete realizando essa restauração que resgata a história de São Luís neste que é um dos principais prédios do Centro Histórico. Em colaboração com vários parceiros, vamos entregar esse presente à população e à cidade de São Luís”, afirmou o prefeito Eduardo Braide. O presidente do IPHAN parabenizou a iniciativa e reforçou o compromisso do instituto em preservar o patrimônio histórico e cultural do país. A restauração promete oferecer à população e aos visitantes um espaço revitalizado e repleto de atividades culturais, contribuindo para o desenvolvimento do Centro Histórico da cidade.

Sarney será homenageado em inauguração da ferrovia Norte-Sul

Design sem nome 2023 06 14T094313.444

RIO VERDE, 16 de junho de 2023 – O ex-presidente José Sarney (MDB) será homenageado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a inauguração do último trecho da ferrovia Norte-Sul, uma obra que teve início durante o mandato do emedebista. A ação acontecerá na próxima sexta (16), cuja cerimônia ocorrerá em Rio Verde (GO), onde será inaugurado o trecho da ferrovia que teve sua construção iniciada há 36 anos. A história da ferrovia Norte-Sul remonta à década de 1980. O jornal Folha de S.Paulo, em 13 de maio de 1987, publicou uma reportagem de Janio de Freitas que revelou a farsa na concorrência para a construção da ferrovia. O resultado das empresas vencedoras foi publicado de forma cifrada cinco dias antes. Inclusive, até 2017, estima-se que a ferrovia tenha consumido R$ 28 bilhões em valores corrigidos pela inflação, e órgãos de controle e fiscalização apontam que pelo menos um terço desse valor foi superfaturado. Cinco anos antes, a Polícia Federal deflagrou uma operação que revelou casos de corrupção nas obras realizadas pela Valec, estatal responsável pela concessão da ferrovia.

Pará Figueiredo anuncia apoio a Fred Campos em Paço do Lumiar

Design sem nome 2023 06 14T084227.367

PAÇO DO LUMIAR, 13 de junho de 2023 – O deputado estadual Pará Figueiredo (PL) acabou com especulações de sua pré-candidatura e declarou seu apoio ao empresário e advogado Fred Campos, que está se preparando para concorrer novamente à Prefeitura de Paço do Lumiar em 2024. Na oportunidade, Fred Campos expressou sua gratidão não apenas pelo apoio do parlamentar, mas também pelo governador Carlos Brandão (PSB), que tem defendido a unidade de seu grupo político na cidade, atualmente governada pela prefeita Paula Azevedo. “Decidimos caminhar juntos em prol do Maranhão e, principalmente, da nossa cidade de Paço, que estamos contribuindo para seu crescimento e para melhorar a vida das pessoas. Agradeço o carinho do deputado Pará Figueiredo e da querida Paulinha, pessoas amigas que lutam por um Paço melhor. Vamos continuar juntos e melhorar cada vez mais nossa cidade. Quero agradecer especialmente ao querido governador Carlos Brandão, que tem feito tanto por Paço e defendido nossa união”, disse Fred Campos. Durante o encontro que selou essa parceria na disputa eleitoral do próximo ano em Paço do Lumiar, estiveram presentes o deputado Pará Figueiredo, Fred Campos e a esposa do deputado estadual, Paulinha Fonseca, cujo nome está sendo cogitado como possível candidata a vice de Fred. Assim como o governador Brandão, Pará Figueiredo assegurou que trabalhará em prol da unidade política no município.

Assaltantes são presos por policial que estava de folga em Codó

Design sem nome 2023 06 14T081719.813

CODÓ, 13 de junho de 2023 – Um membro da Polícia Militar, que estava de folga e sem uniforme, prendeu dois indivíduos que haviam cometido um assalto a uma loja e roubado uma motocicleta na cidade de Codó. Após a divulgação de imagens e relatos sobre o incidente, o soldado Genésio, como foi identificado o policial militar, avistou os dois suspeitos e os capturou enquanto tentavam fugir da cidade. Na ocasião, os indivíduos já se encontravam em uma área rural de Codó, a aproximadamente 17 quilômetros do centro urbano. O policial à paisana capturou os assaltantes e apreendeu uma motocicleta roubada pela dupla utilizada na tentativa de fuga, arma utilizada pelos dois para cometer os assaltos e celulares roubados em loja. O crime ocorreu durante a tarde de terça (13).

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.