Líder do governo deixa partido após conflitos com ministra Marina
Brasília, 19 de maio de 2023 – O senador e líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, anunciou nessa quinta (19) sua saída do partido Rede Sustentabilidade, legenda ao qual estava filiado desde 2015. Por meio de comunicado interno a integrantes da sigla, ele informou que a saída é em “caráter irrevogável”. Informações dão conta de que, a decisão do parlamentar acontece em meio a conflitos com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, principal nome do partido. O mais recente desentendimento diz respeito à exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. A ministra do Meio Ambiente alegou que o empreendimento é “altamente impactante” e que enxerga o caso do mesmo jeito que olhou para a usina de Belo Monte. Randolfe, entretanto, é favorável ao projeto e foi às redes sociais criticar parecer do Ibama contrário ao empreeendimento. Confira o comunicado na íntegra: Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE: Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça. Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica. Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará. Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão. Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE. Brasilia-DF, 18 de Maio de 2023. RANDOLFE RODRIGUES.”
Ministro que cassou Deltan foi alvo de delação na Lava Jato
Brasília, 19 de maio de 2023 – O relator do pedido de cassação do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) no Tribunal Superior Eleitoral, Benedito Gonçalves, possui um histórico de envolvimento com a Operação Lava Jato devido à sua proximidade com Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, que esteve envolvida em casos de corrupção. Antes da homologação da delação de Pinheiro em 2019, um procedimento de investigação foi aberto contra Gonçalves. No entanto, a então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou o arquivamento do caso devido à extinção da punibilidade e à prescrição, conforme reportado pelo jornal Folha de S.Paulo na quinta-feira, dia 18. Gonçalves também enfrentou uma denúncia no Conselho Nacional de Justiça em 2015, que também foi arquivada no ano seguinte. Durante as negociações de sua delação premiada, Pinheiro revelou que conheceu Gonçalves em 2013 e que se encontrou com o ministro para tratar de questões judiciais envolvendo a OAS no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até o início de 2014, Benedito proferiu decisões favoráveis à empresa em dois casos no STJ. Segundo a delação, na época, o ministro estava buscando apoio no meio empresarial para sua candidatura ao Supremo Tribunal Federal e durante os encontros, discutiram estratégias para sua campanha. Em mensagens trocadas com o presidente da OAS, Gonçalves solicitou empenho e dedicação ao seu projeto e pediu a Pinheiro que conversasse com políticos com quem tinha relação. Pinheiro afirmou que, em 2014, a OAS contratou o cartório onde um dos filhos do magistrado trabalhava no Rio de Janeiro para serviços de autenticação e reconhecimento de firma, com pagamentos mensais da OAS variando entre R$ 5 mil e R$ 7 mil.
Novo lança abaixo-assinado por CPI contra STF e TSE
Brasília, 19 de maio de 2023 – O Partido Novo lançou um abaixo-assinado com o objetivo de pressionar os parlamentares a apoiarem a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos abusos de autoridade por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O site oficial do partido (https://novo.org.br/cpi/) lista os deputados que já assinaram o pedido de instauração da CPI e incentiva os eleitores a entrarem em contato com seus representantes estaduais para que também apoiem a iniciativa. O partido argumenta que cada vez mais brasileiros enxergam o STF e o TSE como órgãos que cometem ilegalidades, conduzem inquéritos abusivos e intimidatórios, favorecem alguns indivíduos e perseguem outros, além de tomarem decisões motivadas por ressentimentos pessoais e desejos de vingança. Aqueles que apoiam o abaixo-assinado desejam que a CPI do Abuso de Autoridade do STF e do TSE seja instaurada, a fim de investigar esses excessos e restabelecer o equilíbrio de poderes na democracia brasileira, conforme afirmado pelo partido. Devido ao alto número de acessos ao site para assinatura do abaixo-assinado, a página enfrentou instabilidade. No entanto, mais de 70 mil pessoas já manifestaram seu apoio à iniciativa.
Senador revela ter documentos para derrubar Lula e Flávio Dino
Brasília, 19 de maio de 2023 – O senador Marcos do Val (Podemos-ES) divulgou um vídeo em suas redes sociais afirmando que possui documentos capazes de prejudicar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Flávio Dino, levando-os a perderem seus cargos. Do Val exibe um pen drive laranja, onde afirma estar guardadas as provas que serão reveladas somente durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). No entanto, sua participação na CPMI ainda é incerta, cujo senador acusa o governo federal de tentar impedi-lo de participar do processo. Do Val afirmou que o governo de Lula está desesperado com sua possível participação, pois sabe que ele irá derrubá-los. “O ‘sistema’ fazendo de tudo para me deixar de fora da CPMI. Governo do Lula está desesperado com a minha participação. Sabem que vou derrubá-los”, disse o parlamentar. O “sistema” fazendo de tudo para me deixar de fora da CPMI. Governo do Lula está desesperado com a minha participação. Sabem que vou derruba-los pic.twitter.com/xQYu2niM9l — Marcos do Val (@marcosdoval) May 19, 2023
Prefeitura de São Luís vai promover música ao vivo no Mirante da Cidade
São Luís, 19 de maio de 2023 – A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Instituto Solis, realizará no sábado (20) o ‘Sarau Cultural’ no Mirante da Cidade, das 17h às 19h. O evento contará com música ao vivo no piano, comandado pelo maestro e pianista Edivaldo, que apresentará um repertório diversificado de músicas nacionais e internacionais, incluindo clássicos da cultura maranhense. O objetivo do ‘Sarau Cultural’ é promover e incentivar a comunidade a visitar o Mirante da Cidade, que oferece uma vista panorâmica de 360º. Através da música ao vivo, o evento proporcionará um final de tarde especial. O secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, destaca o convite para que todos participem do Sarau Cultural e desfrutem desse momento único. “Este é mais um evento que convida a comunidade a conhecer o Mirante da Cidade que tem uma das vistas mais bonitas da região em 360º, acompanhado de uma boa música ao vivo, o que torna o final de tarde ainda mais especial. Estão todos convidados a participar do Sarau Cultural”, ressalta o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos. A Prefeitura de São Luís realizará o evento através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
Prefeitura de Peri Mirim se torna alvo do Ministério Público
Bequimão, 19 de maio de 2023 – O Ministério Público acionou a Prefeitura de Peri-Mirim, comandada pelo gestor Heliezer Soares, exigindo reforma no Hospital Municipal São Sebastião ou transfira os serviços para o prédio da Secretaria Municipal de Saúde em 90 dias. Também foram solicitadas pela Promotoria de Bequimão medidas para resolver as irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária Estadual. Em caso de descumprimento, foi sugerida uma multa diária ou o bloqueio de recursos. O hospital enfrenta problemas como falta de materiais, limpeza inadequada e ambulâncias paradas. Inspeções anteriores já haviam constatado irregularidades, mas não houve melhorias significativas. A situação compromete a qualidade dos serviços e coloca em risco a segurança dos pacientes. A promotora enfatizou a necessidade de intervenção do Poder Judiciário para garantir a saúde pública, destacando a omissão dos gestores e a violação dos direitos fundamentais dos usuários.
Federação MDB, PSDB e Cidadania é discutida entre os partidos
Brasília, 19 de maio de 2023 – As negociações para a criação de uma federação entre os partidos MDB, PSDB e Cidadania estão em andamento. O objetivo, segundo o G1, é recuperar a influência política perdida nos últimos anos e fortalecer a representação no Congresso Nacional, especialmente de olho nas eleições presidenciais. A proposta em discussão é que o MDB se una à federação já existente entre PSDB e Cidadania, que tem previsão de iniciar em 2026, evitando um compromisso de longo prazo. Dessa forma, o MDB colheria benefícios nas eleições municipais sem necessariamente se vincular a outros partidos para as eleições presidenciais. No Maranhão, o MDB possui uma aliança estabelecida com o grupo Brandão. Inclusive, tanto o PSDB quanto o Cidadania também estão alinhados com o Palácio dos Leões.
Romeu Zema afirma estar em total sintonia com Tarcísio de Freitas
São Paulo, 19 de maio de 2023 – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou estar em total sintonia com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Os dois governadores se reuniram na sede do governo paulista para discutir assuntos de interesse comum, com foco no desenvolvimento econômico e na geração de empregos nos estados. Após o encontro, Tarcísio de Freitas publicou um vídeo no Twitter, declarando que os governos de São Paulo e Minas Gerais estão completamente alinhados em relação às pautas ligadas ao desenvolvimento econômico. Freitas destacou que possuem os mesmos propósitos, objetivos e ideias, e expressou confiança de que a parceria entre os dois estados resultará em benefícios para São Paulo e Minas Gerais. Ele enfatizou a importância de caminhar juntos para atrair investimentos e promover o emprego em colaboração com o setor privado. Romeu Zema esteve em São Paulo para uma série de encontros com empresários, visando atrair investimentos para Minas Gerais. Em uma entrevista concedida ao empresário Abílio Diniz na CNN Brasil, após o encontro com Tarcísio, Zema fez críticas ao presidente Lula. Ele afirmou que Lula não está conduzindo um governo de união, como havia prometido durante a campanha eleitoral, e observou um discurso de ressentimento em relação ao passado por parte do petista. Zema defendeu a necessidade de olhar para o futuro, considerando os mais de 210 milhões de brasileiros, e afirmou que não enxerga um plano consistente em relação ao futuro por parte do presidente.