Receita Federal apreende R$ 1,5 milhão por contrabando em SL
A Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, da Receita Federal, interceptou, na manhã dessa segunda (08), 600 encomendas contendo cerca de 700 smartphones, além de dezenas de tablets e notebooks oriundos de descaminho e com destino à São Luís. O material apreendido em Transportadoras e no Centro de Distribuição dos Correios aguarda a conclusão do processo administrativo para ir à leilão e doado para instituições credenciadas A Receita Federal promove atividades de repressão aos ilícitos tributários e aduaneiros. O órgão, inclusive, atua contra a pirataria, contrafação, entorpecentes e drogas afins, armas de fogo, lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, observada a competência específica de outros órgãos.
Jovem aluno de medicina morre atropelado em BR
O jovem estudante de Medicina identificado como Luís Henrique Sousa Oliveira, de 23 anos, foi atropelado na BR-316, em Timon, e morreu. O grave acidente ocorreu nessa terça (9), quando o veículo se desgovernou, saiu da pista e atingiu o aluno. O condutor do veículo que o atropelou fugiu do local sem prestar socorro. O Samu ainda foi acionado mas a vítima já havia falecido.
Maranhão tem 2ª pior fila do SUS para cirurgia no Nordeste
O Maranhão é o segundo estado do Nordeste e o sexto do país com a mais alta fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um procedimento cirúrgico. O levantamento do Governo Federal aponta que 47.488 mil pessoas à espera de uma cirurgia. A situação, no entando, deveria ter apresentado melhoras, haja vista que o Maranhão é um dos estados que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas, no início de 2023, para mudar o cenário. No total, R$ 600 milhões de reais destinados para diminuir, ao menos, 40% das filas em 19 estados do país. Outro fator que prejudica é a falta de médicos. De acordo com um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Maranhão é o estado com maior déficit de médicos por habitantes. São cerca de 8 mil profissionais, ou seja, um médico para cada grupo de mil habitantes. Em nota, o Governo do Estado disse que as cirurgias custeadas com o recurso do Ministério da Saúde foram iniciadas nesta semana, em unidades estaduais. A SES disse ainda que está finalizando um levantamento das demandas por região para iniciar o mutirões.
Fernando Braide debate gestão de resíduos sólidos na Assembleia
O deputado Estadual Fernando Braide (PSD) participu de encontro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), e debateu sobre a gestão de resíduos sólidos no Maranhão. Na oportunidade, o parlamentar sugeriu atuação conjunta entre os poderes para combater problemas ambientais no estado e disse que adaptar exemplos de outras unidades federativas é um bom caminho para garantir que a gestão de resíduos sólidos funcione no Maranhão. “Acredito que nós, enquanto deputados, podemos fazer um movimento para integrar deputados federais, governo do estado, municípios e governo federal para avançarmos na questão dos resíduos sólidos e ir além, tratando, também, do saneamento básico, um assunto que ainda é pouco debatido nesta Casa”, pontuou o parlamentar. A reunião teve a presença de representantes da gestão estadual, entre eles o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Leônidas Araújo. O debate contou, ainda, com a participação dos deputados Júlio Mendonça (PCdoB), presidente da comissão; Solange Almeida (PL); Ricardo Arruda (MDB) e Rafael Leitoa (PSB).
Dino discute com Moro, Flávio Bolsonaro e Marcos do Val
O ministro da Justiça, Flávio Dino, compareceu no Senado para prestar informações aos parlamentares e travou novos embates com adversários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso. Desta vez, com os senadores Sergio Moro (Podemos-PR), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Marcos do Val (Podemos-ES). Dino afirmou ao ex-ministro da Justiça e ex-Juiz Sergio Moroa Moro, que nunca fez conluio com o Ministério Público. “Eu fui juiz. Nunca fiz conluio com o Ministério Público. Nunca tive uma sentença anulada. Repilo veementemente qualquer ofensa. Quem tem honra age assim. É a contundência dos justos.” Ao senador Marcos do Val, ele disse que o parlamentar pode ser da Swat, mas que ele é dos vingadores, em alusão aos super-heróis do Universo Cinematográfico da Marvel. “Não precisa de o senhor ir para a porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet. Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece o Capitão América? Homem-Aranha? Então é assim que a gente faz o debate democrático.” Já para o filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ministro afirmou que Flávio Bolsonaro conhece bem as narcomilícias.
Braide tem conversas adiantadas com MDB, PDT e Republicanos
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), tem conversas adiantadas com diversas legendas e deve garantir os partidos Republicanos, MDB e PDT no seu projeto visando sua reeleição para às eleições que ocorrerão no próximo ano. Como anunciado no blog, o deputado Federal Cleber Verde deve filiar-se ao MDB. Dessa forma, informações dão conta de que Verde deve manter o secretário Romario Barros na pasta de Esportes e Lazer, haja vista que a indicação entra na cota pessoal do parlamentar. O MDB atualmente tem o comando da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano, liderada por André Campos. O partido, no entanto, observa como algo pequeno ao seu tamanho. O ex-senador Roberto Rocha deve manter Liviomar Macatrão na Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento assim como o ex-deputado federal Edilázio Júnior, que tem a irmã Karla Passos no comando da Secretaria de Meio Ambiente. Com o Republicanos, a aliança é praticamente certa, e só falta decidir junto ao deputado Aluísio Mendes em qual Secretaria vai apresentar seu indicado: na Educação ou na Assistência Social. A legenda ainda deve manter o comando da Secretaria de Segurança Alimentar, liderada por Nirvana Vieira, indicada por Aluísio Mendes. O PDT tinha o vereador Pavão Filho à frente da Secretaria de Governança e Orçamento Participativo, mas desde a posse do vereador, que estava como suplente, não houve novo anúncio. Os pedetistas almejam um espaço ao tamanho da estatura do partido em São Luís. Já as demais Secretarias, Institutos e Autarquias são indicações da cota pessoal do próprio prefeito Eduardo Braide.
Cleber Verde deve filiar-se ao MDB
O deputado Federal Cleber Verde deve migrar para o MDB após perder o comando do Republicanos no Maranhão, com a chegada do também deputado federal Aluísio Mendes no partido. Com receio de perder o mandato pro infidelidade partidária, o parlamentar buscou se resguarar junto à Justiça Eleitoral e conseguiu a autorização para deixar o Republicanos sem nenhuma consequência. Por conta disso, Cléber Verde conversou com algumas legendas e deve se filiar ao MDB nos próximos dias, cujo partido é comandado pela também deputada Federal Roseana Sarney. O parlamentar tem o aval do presidente nacional Baleia Rossi (SP) e informações dão conta de que Verde pode assumir o comando municipal da legenda em São Luís.