Braide garante avanço da metropolização na Grande São Luís

Design sem nome   T

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), participou da 1ª Reunião Ordinária do Colegiado da Região Metropolitana da Grande São Luís (2023) nesta segunda (8), no Palácio dos Leões. A reunião foi comandada pelo chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira. Na oportunidade, o prefeito da capital ludovicense destacou os principais pontos debatidos no encontro. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Eduardo Braide (@eduardobraide)

Vencedor do Oscar critica critérios de diversidade em Hollywood

Design sem nome   T

O ator Richard Dreyfuss, 75 anos, vencedor do Oscar em 1977 e conhecido por participar dos filmes Tubarão e Contatos imediatos de terceiro grau, criticou o politicamente incorreto em Hollywood. Para Dreyfuss, essas regras buscam limitar e submeter a arte, o que viola o direito à liberdade de expressão, inerente às atividades artísticas. A partir de 2014, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood impôs regras de inclusão e critérios de diversidade para que uma produção possa ser indicada ao Oscar. Um filme deverá atender, portanto, a dois dos quatro critérios estabelecidos – que, na verdade, são cotas para atores, produtores e diretores não brancos ou não heterossexuais. “As novas regras me dão vontade de vomitar […] O cinema é uma forma de arte. Ninguém deveria poder me dizer, como artista, que devo ceder ao conceito mais recente de moralidade. O que estamos arriscando? Estamos mesmo arriscando ferir o sentimento de pessoas? Não é algo que você possa legislar […] Você deve deixar a vida ser vida. Sinto, não acho que exista uma minoria ou maioria no país que deva ser atendida dessa maneira.” declarou. As declarações foram dadas em entrevista à jornalista Margaret Hoover, cujo ator falou sobre o objetivo de acabar com grupos “sub-representados” na indústria cinematográfica.

Conservadores vencem eleição para Constituinte no Chile

Design sem nome   T

O Partido Republicano, favorável à manutenção da atual Constituição chilena, venceu as eleições constituintes com 35,6% dos votos e pelo menos os 20 vereadores necessários para ter poder de veto no órgão constitucional, neste domingo (7). O resultado foi uma grande derrota para o presidente de esquerda do Chile, Gabriel Boric, com a votação também amplamente vista como um referendo sobre seu governo, que hoje em dia, tem um índice de aprovação de aproximadamente 30%. Com 91% das seções eleitorais, o Partido Republicano, comandado por José Antonio Kast, que perdeu o segundo turno presidencial para Boric em 2021, liderou com 35% dos votos. O Partido Republicano faz oposição à alteração da constituição imposta pela ditadura do general Augusto Pinochet. Uma coalizão de partidos de esquerda aliados a Boric, Unity for Chile ficou em segundo lugar com 28% dos votos. Uma aliança de centro-direita, Safe Chile, ficou em terceiro lugar com 21%. Os votos nulos ou em branco representaram 21% do total.

Invasões do MST crescem 143% no governo Lula, aponta FPA

Design sem nome   T

O relatório do Observatório da Oposição, produzido a partir de dados da FPA (Frente Parlamentar de Agricultura), aponta que, só nesses 4 meses do governo Lula, o Brasil registrou 56 invasões realizadas por movimentos sem-terra, o que representa uma alta de 143% em relação a 2022. durante toda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 2019 a 2022, o governo anterior registrou 62 invasões de terra, isto é, apenas 6 ocupações a mais até entao registradas neste mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados de 2023 apresentados pelo relatório, entretanto, não batem com os do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), cujo instituto registrou até ocupações de terra até 17 de abril deste ano. De acordo com o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), o baixo número de invasões entre 2019 e 2022 está relacionado à pandemia. O movimento também contestou os dados e alegou que foram 191 ocupações durante a gestão de Bolsonaro. O maior número de invasões registrada no Brasil ocorreu durante o 1º mandato de Luladata de 2004. A quantidade de invasões se manteve alta durante os 2 governos do PT.

Prefeito Braide entrega setores do Socorrão 2 requalificados

Design sem nome   T

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entregou quatro novos setores do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2) nesse sábado (6). A entrega é fruto da segunda etapa das obras de reforma estrutural na unidade, que começaram ainda no ano de 2023 com a requalificação da Ala C. Os serviços aconteem através das secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe). “O Socorrão 2 é o maior hospital de Urgência e Emergência do Maranhão e, aqui, fazemos o atendimento de 4.500 pacientes por mês, pessoas de São Luís e de mais de 120 municípios do interior. Iniciamos com coragem, desde o ano passado, a reforma deste hospital, uma reforma que tem que acontecer sem parar os atendimentos, por isso ela está sendo feita por etapas. Hoje estamos entregando a Ala D com 23 leitos, recuperação pós-anestésica com mais nove leitos, uma farmácia e um novo abrigo de resíduos. E o serviço não vai parar. Nós vamos continuar até que todas as alas sejam reformadas e a gente possa entregar para a população um novo Socorrão 2”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide, após a benção do Frei Gleison Conceição, da Paróquia São Francisco de Assis. Os setores reformados contemplam a Os setores receberam novas instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, acessibilidade, climatização e revestimentos, execução de novo projeto luminotécnico, revisão da cobertura, reforço estrutural, toda a rede de gases e tratamento do substrato e pintura lavável, conforme a norma exige. Os setores entregues também tiveram humanização dos espaços, executado de acordo com o manual de humanização arquitetônica elaborado pela Semispe, que compreende o uso de cores específicas para facilitar a setorização e o direcionamento dos fluxos dentro do ambiente hospitalar.

Duarte Jr é escolhido relator de PL que altera lei dos planos de saúde

Duarte Jr planos de saude

O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) foi designado o relator do projeto que altera a regulamentação dos planos e seguros privados de saúde (PL 7419/2006), que tramita há 17 anos na Câmara dos Deputados. Com atuação na área de defesa do consumidor, o parlamentar promete um texto que leve assistência adequada aos consumidores.  “Já estou trabalhando para garantir uma adequada assistência à saúde para os consumidores. Em especial, às pessoas com deficiência”, afirma.  Desde 2006, quando foi apresentado, o tema vem gerando polêmicas. Associações de defesa do consumidor e de médicos alegam que a proposta, tal como relatada por deputados anteriores, representaria um retrocesso na saúde suplementar por ampliar o poder dos convênios de saúde frente ao consumidor. Defesa do consumidor O deputado Duarte está em seu primeiro mandato na Casa. Anteriormente, entre 2015 e 2018, presidiu o Procon/MA por indicação de Dino. É membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas.

Flávio Dino será ouvido no Senado após idas à Câmara Federal

Design sem nome   T

Após idas à Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deve comparecer na Comissão de Segurança Pública (CSP) nesta terça (9), às 10h. O ex-governador do Maranhão vai à comissão, por meio do requerimento (REQ 6/2023) de autoria do senador Magno Malta (PL-ES), para prestar informações sobre os planos e a agenda estratégica do Ministério da Justiça e Segurança Pública para os próximos anos. Na semana anterior, Flávio Dino foi à Câmara Federal, onde parlamentares cobraram ações contra corrupção por parte do atual governo. Em março, também na Câmara, ele prestou esclarecimentos relacionados aos atos do dia 8 de janeiro.

Investigações sobre incêndio em Shopping seguem em aberto

Design sem nome   T

As investigações que apuram as causas do incêndio em um cinema da rede Cinesystem no Rio Anil Shopping, em São Luís, que resultou na morte de duas pessoas e deixou pelo menos 21 feridos ainda não foram concluídas. Dois meses mês já se passaram e o inquérito ainda não foi encaminhado à Justiça para que alguém possa ser responsabilizado. Entenda o caso clicando aqui. O prazo inicial para conclusão do inquérito por parte da Polícia Civil era de 30 dias. No entanto, a Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) ainda não concluiu as investigações, que correm sob sigilo. O laudo pericial do Instituto de Criminalística (ICRIM) não foi concluído e, por isso, ainda não foi enviado às autoridades. “O shopping tem uma responsabilidade objetiva nesse incêndio. Outro aspecto é a aplicação de manta asfáltica em qualquer lugar existe uma norma técnica que trata que, quando há a aplicação, ela tem que ser feita em um local evacuado. E lá o shopping, como de costume, parece que é um modus operandi dele, porque a gente já interditou esse shopping, por razões semelhantes de risco de desabamento, ele continuou funcionando e não obstante, o serviço sendo feito em cima do telhado na aplicação de manta asfáltica”, explicou Lítia Cavalcante, promotora do consumidor. Já o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) ainda trabalha na construção do laudo técnico sobre a dinâmica do incêndio. Informações dão conta, aliás, a respeito de algumas dificuldades durante as investigações, como o atraso no envio de vídeos das câmeras de monitoramento em momentos antes do incêndio.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.