Índios protestam contra Dino por promessa não cumprida
Indígenas da Aldeia Escalvado do município de Fernando Falcão, em Barra do Corda, protestaram contra o governo Flávio Dino. Com faixas, cartazes, os índios foram até o prédio da Unidade Regional de Educação cobrar a promessa da construção de uma escola na Aldeia Escalvado, que não foi realizada pelo governo Dino. Os indígenas afirmam que Flávio Dino prometeu que a Aldeia receberia uma escola para atender mais de 900 alunos, que estudam na região indígena. Porém, o mandatário do Maranhão deve deixar o cargo no fim deste mês para concorrer ao Senado sem realizar a obra na Aldeia Escalvado. Centenas de índios percorreram algumas ruas do Centro de Barra do Corda. A Polícia Militar ainda tentou conter os indígenas, mas os nativos furaram a barreira da Polícia Militar e chegaram até o prédio da URE, que pertence ao governo do Maranhão. Os ânimos ficaram exaltado. A Polícia Militar reforçou o paredão e impediu a entrada.
Milton Ribeiro anuncia exoneração do Ministério da Educação
Ministro da Educação pede para deixar o cargo após vir à tona um suposto favorecimento de pastores na distribuição de verbas do ministério.
Prefeito de São Luís anuncia saída do partido Podemos
Na tarde desta segunda (28), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou sua saída do Podemos. O anúncio foi feito por meio de suas redes sociais. Em nota, Braide explicou que solicitou a desfiliação por não pactuar com a forma que a direção nacional do Podemos tentou impor os rumos do partido no Estado. pic.twitter.com/i0Fut2lYcR — Eduardo Braide (@EduardoBraide) March 28, 2022
Motoristas confirmam nova greve no transporte coletivo em São Luís
Diante da falta de acordo entre patrões e empregados do transporte coletivo de São Luís, o Sindicato dos Rodoviários da capital maranhense, confirmou paralisação total das atividades para esta terça-feira (29).
Preso Grupo de extermínio na Baixada Maranhense
Suspeitos de integrarem um grupo de extermínio na Região da Baixada Maranhense são presos.
Anitta debocha do TSE após ser compartilhada por Tribunal
Neste domingo (27), após o ministro Raul Araújo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter atendido pedido do Partido Liberal (PL) pela proibição de manifestações políticas no evento Lollapalooza, a cantora Anitta debochou da decisão do magistrado. Na decisão, Araújo estabeleceu multa de R$ 50 mil para o festival a cada vez que a determinação judicial for desobedecida: “Proíbo a realização ou manifestação de propaganda eleitoral ostensiva e extemporânea em favor de qualquer candidato ou partido político por parte dos músicos e grupos musicais.” 50 mil? Poxa… menos uma bolsa. FORA BOLSONAROOOOO. Essa lei vale fora do país? Pq meus festivais são só internacionais. ♀️ — Anitta (@Anitta) March 27, 2022 Há poucos dias, a Anitta se engajou em uma campanha do Tribunal Superior Eleitoral para incentivar jovens a tirarem o título de eleitor e, com o documento, impedirem a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O Lollapalooza se encerra na noite desta segunda (28). Entre as apresentações, vários artistas demonstraram apoio ao ex-presidente Lula. Pablo Vittar, por exemplo, levantou uma toalha com o rosto de Lula.
União facilita acesso de pessoas com deficiência a políticas públicas
O Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cadastro-Inclusão) vai unificar a oferta de serviços públicos para pessoas com deficiência, facilitando o acesso desses cidadãos aos serviços do Governo. O lançamento da primeira etapa da nova ferramenta integra uma série de novas ações para as pessoas assim caracterizadas. “Para cada política a que uma pessoa quisesse ter acesso, ela deveria realizar uma avaliação diferente e deslocar-se diversas vezes para apresentar a condição de deficiência. O Cadastro-Inclusão será uma base única de dados, que vai eliminar tais dificuldades”, divulgou Bolsonaro em seu canal no Telegram. A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério da Economia (ME), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A estimativa é de que os dados dos cerca de 17,3 milhões de pessoas com deficiência no país possam compor a plataforma e facilitar o acesso a mais de 30 políticas públicas. O serviço está disponível pelo aplicativo Meu INSS, por meio do login na conta gov.br, que disponibilizará para a população um certificado como forma de comprovação da condição de deficiência em um documento oficial, chancelado pelo Estado.
Helicóptero que transportava Alcolumbre faz pouso forçado
Um helicóptero que transportava o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o governador do Amapá, Waldez Goés (PDT), teve que fazer um pouso forçado neste domingo (27). O procedimento de emergência aconteceu em Nova Jerusalém (Mazagão) devido a uma forte chuva que atingiu o sul do Amapá. A assessoria de imprensa do governador informou que os dois políticos e o piloto do helicóptero, Ajaje Rashid Neto, estão bem e que não houve qualquer incidente com o helicóptero ou seus ocupantes. Os dois políticos seguem de carro para Macapá. Alcolumbre e Waldez estavam sobrevoando o sul do estado, na região do Vale do Jari, atingida pelo forte temporal durante o fim de semana.