Maranhão e Piauí tem um caso de violência a cada três horas

Copia de Imagem Principal BRANCA

O novo relatório divulgado nesta quinta (24) pela Rede de Observatórios de Segurança aponta que o Maranhão e o estado do Piauí registram juntos 11 casos de violência por dia ou um caso a cada três horas. O levantamento contabiliza 2.060 eventos violentos monitorados nos dois estados, cujo monitoramento passou a ser realizado desde agosto de 2021. O relatório mostra ainda que o Maranhão teve 29 mortes por violência policial nos últimos seis meses. “Os governos progressistas dos estados não garantem uma polícia não violenta”, diz o documento, haja vista que o Maranhão é liderado pelo socialista Flávio Dino e o Piauí pelo petista Wellington Dias. A Rede de Observatórios de Segurança também chama atenção para o alto número de violência contra a mulher, por se tratar da análise de dados de apenas seis meses. O documento mostra que tanto no Maranhão como no estado vizinho, uma mulher foi vítima de violência a cada 72h. O relatório destaca que poucos são os registros de violência contra a população LGBTQIA+ nos dois estados, concluindo pela falta de interesse na imprensa local e das instituições de segurança pública. Além disso, destaca que no Maranhão há duas peculiaridades: a maior parte dos crimes acontece no interior e todas as vítimas de LGBQTQIA+fobia são pessoas negras. O boletim reúne as informações coletadas pelos pesquisadores em seis meses de análise diária das informações produzidas por jornais, sites de notícias, grupos de WhatsApp, contas do Twitter e a sistematização dessas informações em um banco de dados.

Jovem é morto a tiros na frente da própria mãe em Vitória do Mearim

Copia de Copia de Imagem Principal BRANCA

 Um jovem, identificado como Adriel Cruz Garros, de 20 anos, foi morto a tiros na frente de sua mãe, que não teve seu nome revelado, durante a noite da última quarta-feira (23), na cidade de Vitória do Mearim, interior do Maranhão. De acordo com a polícia, a vítima residia no bairro Manjituba e foi abordado em plena via pública por um homem encapuzado. Adriel Cruz foi baleado na cabeça e no peito. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constataram a morte do jovem. O corpo da vítima foi removido ao hospital de Vitória do Mearim para ser necropsiado e, logo após, liberado para os familiares. O acusado fugiu em uma motocicleta, de marca e placa não identificadas. O caso está sendo investigado pela equipe da delegacia da cidade.

Aluísio Mendes participará de evento sobre administração pública na ONU

Minha Imag Princ BRANCA

O deputado federal Aluísio Mendes (PSC) deve participar entre os dias 4 e 8 de abril da 21ª Sessão de Administração Pública do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. O tema dos encontro, sediado em Nova York (EUA), será “‎‎Transformando instituições e a governança para avançar em direção a 2030”. Além de Aluísio, apenas o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) foi convidado para o evento. Ele é relator geral do orçamento da União. Em relação ao encontro, o deputado afirmou que pretende colher experiências para aplicar em sua atividade no Congresso Nacional. “É um reconhecimento de nossos trabalho, mas também uma oportunidade de conhecer e, se for útil para nosso país, aprender as técnicas e filosofia de governança que eles empregam lá”, afirmou. ‎‎Os temas debatidos no encontro serão: Aspectos de governança e administração pública em relação ao desenvolvimento sustentável; Construção de instituições fortes para combater as mudanças climáticas e seus impactos e para a gestão sustentável, proteção e restauração dos recursos naturais; Governança e construção de instituições em países afetados por conflitos; Aplicação dos princípios de uma governança eficaz para o desenvolvimento sustentável a nível subnacional; Gestão financeira pública e orçamento para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Mão-de-obra do setor público. Membro da bancada maranhense na Câmara, Aluísio tem se destacado em questões internacionais. Relator do Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, o parlamentar foi condecorado com a Ordem de Bernardo O’Higgins do governo chileno.

Rubens Jr se filia ao PT na próxima semana

Copia de Imagem Principal PRETA

Na última semana do prazo da janela partidária, o deputado federal Rubens Júnior, que já deixou o PCdoB, vai se filiar ao PT na próxima semana. O parlamentar vai buscar a reeleição na Câmara Federal e a expectativa é que ingresse no Partido dos Trabalhadores na próxima terça (29). Na oportunidade, Rubens Junior falou sobre sua relação histórica com o partido do ex-presidente. “Eu já tenho uma relação histórica com o partido, sempre defendemos as mesmas bandeiras. O partido já me apoiou na eleição de prefeito de São Luís e tenho uma ótima relação com a militância. A minha chegada no partido também é uma forma de reforçar a pré-campanha do presidente Lula e também as pré-candidaturas de Flávio Dino para senador e de Carlos Brandão para o governo do Estado”, afirmou. O deputado ainda chegou a conversar com o Partido Progressistas, mas preferiu atender o convite da parlamentar Gleisi Hoffmann.

Coreia do Norte testa míssil balístico, que cai próximo ao Japão

Copia de Imagem Principal BRANCA

Militares da Coreia do Sul e do Japão informaram que A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental (ICBM) nesta quinta (24). O míssil norte-coreano voou 1,1 mil quilômetros e atingiu a altitude de 6 mil quilômetros. A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou ter detectado o lançamento de um “projétil não identificado” da Coreia do Norte, “possivelmente um míssil de longo alcance, um míssil balístico intercontinental, disparado em uma trajetória ‘elevada’ no espaço”, informou o Estado-Maior da Coreia do Sul. De acordo com a guarda costeira do Japão, o projétil caiu quase 200 quilômetros a oeste da província de Aomori, dentro da zona exclusiva japonesa, no norte do país, cujo lançamento foi considerado um “ato de violência inaceitável” pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida. Não é a primeira vez que a Coreia do Norte faz esses testes neste ano.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.