Criminosos são presos após tentativa de assalto com reféns

Imagem Principal

Após horas de assalto com reféns na Clínica da Família, localizada na Avenida São Luís Rei de França, no bairro do Turu, criminosos são presos após tentativa de assalto, na tarde desta quinta (30). Os bandidos invadiram o estabelecimento para assaltar, mas se depararam com a polícia militar quando estavam fugindo e retornaram para a clínica onde fizeram as pessoas de refém no local. Segundo informações, cerca de 16 pessoas, entre pacientes e funcionários, foram mantidas reféns pelos assaltantes. Em um primeiro momento, dez pessoas entre clientes e trabalhadores, foram liberados. Conforme um dos reféns, os criminosos ainda desligaram as câmeras de segurança e a internet da clínica para impedir a comunicação. Felizmente, após horas de negociação, a polícia realizou a prisão dos assaltantes e a libertação dos reféns, capturando duas armas de fogo usadas pelos bandidos.

Flávio Dino busca contratar trios elétricos para o carnaval

Imagem Principal

O governador Flávio Dino (PSB), através da Secretaria de Estado da Cultura, está licitando a contratação de trios elétricos para o pré e o Carnaval. Apesar de não anunciar oficialmente se terá carnaval ou não, Dino já providenciou a estrutura para a animação do Reinado de Momo. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 22 deste mês, uma ata de registro de preços com o objeto e os valores a serem pagos pelo governo pelo serviço. Segundo a planilha, 14 trios de modelo convencional poderão ser contratados. Sendo 2 para o pré-Carnaval e 12 para o Carnaval, com pagamento de 106 diárias. O gasto estimado é de R$ 4.742.400,00 ( quatro milhões, setecentos e quarenta e dois mil e quatrocentos reais). A empresa contratada é a Speed Staff Serviços e Eventos LTDA, situada no município de Valença, no estado da Bahia. Após várias cidades do país cancelarem o Carnaval por causa do avanço da nova variante do coronavirus, a Ômicron, ao que tudo indica, o Maranhão terá os dias de folia, entre final de fevereiro e início de março.

Simplício Araújo quer ponte provisória em Coroatá

Simplicio Araujo

O secretario de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo (SD) recebeu diversos pedidos, a respeito do acesso a ponte. Na ocasião, o prefeito Luis Amovelar Filho (PT) pediu para que hospitais da região e o comércio da cidade, possam utilizar a ponte, que fica no rio Itapecuru, para os mais diversos fins. A ponte, que foi construída na década de 70 está em reforma e não permite trajeto de veículos, causando transtornos para a cidade e região. Simplício discutiu com o comando local do exército para uma possível instalação de uma ponte provisória que se encontra em Teresina, no Piauí. O secretário afirmou que esta ponte pode ser montada emergencialmente em algum trecho do rio Itapecuru, permitindo a travessia de veículos e mercadorias entre a Trizidela e o centro, e também cidades que usam esse acesso.

MEC proíbe universidades de exigir comprovante de vacinação

Milton Ribeiro

O Ministério da Educação (MEC) proibiu as universidades e institutos de ensino federais de exigir o comprovante de vacinação da Covid-19 de estudantes, professores e funcionários para o retorno das aulas presenciais. A decisão foi assinada pelo ministro Milton Ribeiro e publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta (30). O texto menciona que compete às instituições apenas a implementação de protocolos sanitários e observância das diretrizes estabelecidas. O despacho aponta que para as universidades e institutos de ensino federais passarem a exigir a comprovação de imunidade contra o coronavirus, seria necessário a aprovação de uma lei federal.

“Maranhão tem um percentual muito abaixo”, afirma Queiroga

Imagem Principal

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou, nessa quarta (29), sobre o cenário de imunização contra o novo coronavírus entre os maranhenses ao comentar a vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. Na oportunidade, Marcelo Queiroga destacou o baixo índice do Maranhão ao lembrar o fato de que alguns estados brasileiros estão atrasados na vacinação e ressaltou que o cenário só não é pior graças à capital São Luís. “Na região Nordeste, o estado do Maranhão tem um percentual muito abaixo, cerca de 30% nem receberam a segunda dose. A situação no Maranhão só não é mais difícil por conta da capital, São Luís, já que em São Luís se vacina muito bem, tanto que está ranqueada como uma das cidades que mais vacina sua população”, disse Queiroga. A declaração ocorreu quando o titular da pasta de saúde anunciava o envio de vacinas a cidades castigadas por chuvas na Bahia.

Governador sanciona congelamento de IPVA 2022 em MG

Imagem Principal

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou em suas redes sociais a sanção do congelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nos mesmos valores de 2021. “O cobertor das contas públicas de Minas é curto. Mas para amenizar os efeitos da crise no bolso dos mineiros, vou sancionar o congelamento do IPVA 2022 nos mesmos valores de 2021. Seguiremos equilibrando as contas para permitir ações imediatas sem comprometer o futuro”, postou. A Lei 24.029/ 2021 que determina pela manutenção dos valores da base de cálculo da tabela prevista para o exercício de 2021 no que diz respeito ao recolhimento do IPVA já foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais de hoje (30), cujo congelamento evitará o aumento esperado pelos contribuintes. A medida que visa amenizar os efeitos da crise na população de Minas teve reflexo no Maranhão, cuja repercussão negativa fez com que Flávio Dino (PSB) voltasse atrás e concedesse parcelamento e ampliação dos descontos para cota única do IPVA 2022. Na oportunidade, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) se manifestou, ressaltando que já oficiou o Governo do Estado para garantir o congelamento do IPVA no Maranhão. “Não queremos somente o desconto no parcelamento, pois houve um aumento de 23,51%, com relação ao ano anterior. Queremos é o CONGELAMENTO DO IPVA 2022. Ou seja, queremos pagar o mesmo valor de 2021, sem acréscimo”, afirmou o parlamentar.

Câmara rejeita reajuste de salários de funcionários da Prefeitura

Imagem Principal

A Câmara dos Vereadores de São Luís rejeitou, nesta quarta (29), o reajuste salarial de servidores municipais durante a última sessão plenária do ano. Na oportunidade, funcionários da prefeitura se fizeram presentes na Câmara Municipal para acompanhar a votação de cada vereador pela aprovação ou não da emenda de autoria do vereador Marquinhos (DEM) que buscava garantir um reajuste de 7,4% no salário dos servidores municipais. Destes, votaram contra o reajuste salarial: Aldir Jr., Álvaro Pires, Antônio Garcês, Astro de Ogum, Chaguinhas, Daniel Oliveira, Domingos Paz, Dr. Gutemberg, Edson Gaguinho, Marlon Botão, Nato Jr., Otávio Soeiro, Raimundo Penha, Ribeiro Neto e Silvana Noely. Votaram a favor do reajuste: Andrey Monteiro, Chico Carvalho, Coletivo Nós, Concita Pinto, Fátima Araújo, Karla Sarney, Marcial Lima, Paulo Victor, Rosana da Saúde, Thiago Freitas, Zeca Medeiros e Marquinhos. Não votaram ou se abstiveram: Beto Castro, Marcos Castro, Umbelinho Jr. e Osmar Filho (voto de minerva). De acordo com o vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), cujo parlamentar votou pela rejeição da emenda que visava garantir o reajuste salarial aos servidores municipais, a proposta cria uma falsa expectativa. “O plenário desta Casa é soberano, mas eu não posso aprovar uma proposta que visa criar uma falsa expectativa nos servidores. Todas as questões que tratam de orçamento são privativas do Executivo”, pontuou. Durante a sessão, foi apresentado um total de 57 emendas, entre as quais somente 47 foram aprovadas.

Aprovado projeto de Karla Sarney voltado aos professores

Imagem Principal

O plenário da Câmara de São Luís aprovou o Projeto de Lei 225/2021, de autoria da vereadora Karla Sarney (PSD), que pede a criação do Programa Municipal de Saúde Mental Preventiva para Professores e Professoras da Rede Municipal de Educação. De acordo com a parlamentar, o programa visa prevenir o stress, a fadiga, a síndrome do pânico e a depressão dos profissionais do magistério da rede pública municipal de São Luís. “Os nossos educadores merecem o melhor”, publicou Karla Sarney em suas redes sociais.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.