Prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado em São Luís
Até esta terça-feira (30) será o prazo para atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico). A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), prorrogou a data para ajudar famílias de baixa renda a não perderem o “novo bolsa familía”, criado pelo governo Bolsonaro, além de outros benefícios sociais. Para atualizar os dados é necessário se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de onde o cidadão reside. A atualização do cadastro deve ser recorrente para assegurar que todas as informações estejam de acordo com a realidade das famílias. A atualização deve acontecer quando houver alguma alteração nas informações específicas da família, como composição familiar, endereço, renda, documentação do responsável familiar e série escolar, em caso de mudança de escola das crianças e adolescentes. Deve ser feita ainda, no prazo máximo de dois anos, contados da data da última entrevista. Os documentos necessários – Certidão de nascimento;– Certidão de casamento;– CPF;– Carteira de Identidade (RG);– Carteira de Trabalho;– Título de Eleitor;– Comprovante de endereço (conta de água ou luz).
Lula diz que assistiu a cultos evangélicos no presídio
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou a acenar aos evangélicos, visando as eleições de 2022. A atenção do ex-mandatário está voltada para o público que faz parte da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no qual fez a diferença na eleição presidencial passada. De acordo com informações da coluna radar, durante um encontro com lideranças protestantes, no fim de semana, o petista afirmou que passou “boa parte” de seu tempo preso em Curitiba assistindo a cultos e celebrações religiosas. Lula afirmou que o período em que esteve detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) serviu para “nutrir ideias”e criar uma luta mundial contra a desigualdade. O ex-presidiário também disse que leu vários livros na prisão e que quando saiu do cárcere foi visitar o papa Francisco, no Vaticano, e o Conselho Mundial de Igrejas, na Holanda. Segundo pesquisa realizada pelo DataFolha em 2020, os evangélicos representam cerca de 31% da população brasileira, o que significa algo em torno de 65 milhões de pessoas.
Médica diz que sintomas da ômicron são diferentes da cepa delta
A presidente da Associação Médica Sul-Africana, Angelique Coetzee, informou que as pessoas infectadas pela Ômicron na África do Sul apresentaram sintomas diferentes das que foram contagiada com a cepa delta. Os primeiros casos foram relatados no dia 18, por Angelique. Os sintomas apresentados pelos pacientes que contraíram a nova variante africana foram fadiga, dores de cabeça, no corpo e ocasionais dores de garganta e tosse. No caso da variante delta, as infecções causaram pulsações elevadas, baixos níveis de oxigênio e perda de olfato e paladar, afirmou Angelique Coetzee. Os casos foram informados ao Conselho Consultivo Ministerial do governo para a Covid-19. O anúncio feito pela África do Sul, sobre a identificação da nova variante ocorreu na quinta (25), e que alguns casos aconteceram antes no Botswana e depois em Tshwane, área municipal em que Pretória está localizada. Os pacientes da médica são relativamente jovens. Um paciente vacinado, de 66 anos, testou positivo na segunda-feira, mas apresentava sintomas leves, disse Angelique.
Secretário de Educação aglomera 2 mil pessoas em ato político
Contrário à abertura das escolas por meses, o secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, não vê problema em juntar pessoas quando o assunto for política. Na última sexta (29), o secretário juntou 2 mil pessoas em um ato político de sua pré-candidatura. Poucas semanas atrás, o presidente Jair Bolsonaro foi multado por ato no município de Senador La Rocque por promover uma aglomeração que superou o limite de 100 pessoas estipulado pelo Govermo Estadual. Camarão foi um dos grandes críticos do ato do presidente na época. O ato do secretário de Educação evidencia o caráter, ou a falta dele, dos homens públicos maranhenses. Se tivesse o mesmo empenho como secretário que tem como político, quem sabe Felipe Camarão tivesse poupado o vice-governador Carlos Brandão de ser humilhado por uma estudante da rede pública em ato na semana passada.
Bolsonaro lidera votação popular de “Personalidade do Ano” da Time
O presidente da República Jair Bolsonaro lidera com ampla vantagem a votação popular de personalidade do ano da revista Time. O presidente já alcançou a a provação entre 76% dos votantes. O resultado é muito superior ao de outros políticos e personalidades, como o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden. O americano possui apenas 7% de votos SIM e 93% de votos NÃO. O ex-presidente Donald Trump também aparece na disputa com 39% Sim e 61% Não. Apesar dos resultados, a escolha final recai sobre os editores da revista e que a enquete serve para obter informações relevantes sobre a opinião pública. A lista de 2021 terá um total de 54 candidatos, entre pessoas e grupos. O resultado com o nome do escolhido deve ser anunciado em dezembro.