17º BPM intensifica apreensão de armas em Timbiras
Na manhã desta sexta-feira (28), durante a Operação Timbiras Segura, foram localizadas duas armas de fogo do tipo espingarda e diversas armas brancas (facas) em um estabelecimento comercial do bairro São Sebastião, em Timbiras. Os materiais foram localizados durante uma abordagem a um estabelecimento comercial. O proprietário foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil para que fossem adotadas as providências necessárias. Dando continuidade às ações da Operação Timbiras Segura, na tarde deste sábado (29), os policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar ( 17º BPM) e Força Estadual Integrada de Segurança Publica ( FEISP) apreenderam mais uma arma de fogo do tipo Espingarda. Já em Codó, na noite do mesmo dia, dois homens foram conduzidos por porte ilegal de arma de fogo durante a Operação Codó Segura. As guarnições do 17º BPM e FEISP realizaram a abordagem a dois indivíduos e com eles foram encontrados duas pistolas Taurus de calibre .40 e o total de 15 munições intactas de mesmo calibre. Os suspeitos apresentaram apenas a documentação de registro das armas de fogo, por isso foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Codó.
Ex-presidente da Associação Comercial morre aos seus 79 anos
José de Ribamar Barbosa Belo, empresário conhecido como Zeca Belo, morrue nesta segunda-feira (31) aos seus 79 anos e após lutar contra um câncer e também contra o novo coronavírus. Zeca Belo era presidente da Termac (Terraplenagem, Mecanização Agrícola e Comércio Limitada), da Associação Comercial do Maranhão e diversas outras empresas. Se destacou quando foi presidente em duas gestões do Conselho Deliberativo do SEBRAE/MA e vários mandatos consecutivos como vice-Presidente da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) Fundou o SINCOPEM (Sindicato da Indústria de Construção Pesada do Estado do Maranhão), foi representante da Federação das Indústrias no Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria em São Paulo e Brasília, Coordenador Geral da 18ª RPU (Reunião de Pavimentação Urbana da ABPV) e Membro da Comissão Gestora para o Plano de Preservação do Centro Histórico de São Luís – IPHAN. Também foi membro do Conselho do Educandário Santo Antônio, Conselho do Instituto de Cidadania Empresarial – MA, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Conselho do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos. Sua carreira profissional enquanto gestor público teve início no Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Maranhão-DER/MA. Na iniciativa privada participou da construção e manutenção de rodovias como MA-201, 202,203 e 204, que são malhas rodoviárias importantes do Maranhão e da áreas metropolitana. Zeca Belo realizou a pavimentação da rua General Artur Carvalho, a duplicação da Avenida dos Holandeses, e do acesso ao Parque do Folclore da Vila Palmeira. Empresas como Alumar, Aluminex, Bunge Fertilizantes, Cervamar, Centro Elétrico, Dalcar Veículos, Frigotil, prefeituras municipais e Governo do Estado constam na sua carteira de clientes.
Governo envia concentradores de oxigênio para região Nordeste
O governo federal vai encaminhar 5,1 mil concentradores de oxigênio para auxiliar na prevenção de queda nos estoques em unidades que tratam pacientes com coronavírus. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Estamos visitando a região, pois sabemos que há ameaça de colapso no sistema de saúde, sobretudo em função do insumo oxigênio. O ministério já providenciou para essas regiões 5.100 concentradores de oxigênio. Para Pernambuco, serão 148 concentradores”, esclareceu o titular da pasta ao ser indagado sobre o provável colapso no fornecimento de oxigênio, situação que já aconteceu em Manaus (AM) durante mês de janeiro. “lidamos com a imprevisibilidade biológica, porque esse vírus sofre mutação e pode ter variantes que podem ter comportamento biológico diferente, o que leva pressão maior para o sistema de saúde [..] Só com a Pfizer, temos um contrato de 200 milhões de doses de vacinas. Agora, em 1º junho, assinaremos acordo de transferência de tecnologia entre a indústria Astrazeneca e a Fiocruz, colocando o Brasil na vanguarda de países que têm capacidade com autonomia de produzir vacinas. Há também, negociações com outras farmacêuticas para buscarmos antecipar doses. Agora, é um contexto que não é simples, porque é uma emergência em saúde pública internacional”, completou. O ministro explicou que a demora no encaminhamento das vacinas decorre da grande disputa internacional pelos imunizantes e que a União tem o objetivo de atingir a marca de 100 milhões de vacinas disponíveis até o final do próximo mês. Queiroga se encontra no agreste Pernambuco para observar a situação, visita que conta com Gilson Machado, ministro do Turismo, e deve enviar 5,1 mil concentradores de oxigênio.
Aprovação de Alberto Fernández continua caindo na Argentina
A aprovação do presidente da Argentina, Alberto Fernández, continua caindo. De acordo com levantamento da Universidade de San Andrés revelada na última quarta-feira (26), 72% dos argentinos desaprovam o atual governo. A pesquisa aponta o nível mais baixo desde que Fernández assumiu a presidência. A inflação é considerado o principal problema da Argentina, seguida pela corrupção, crime, roubo e insegurança. A preocupação com doenças aumentou consideravelmente e muitos dos entrevistados discordam parcial ou totalmente das medidas adotadas pelo governo federal em relação à pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, o fato da Argentina atravessar uma série de problemas econômicos e medidas restritivas para o combate à Covid-19, a popularidade de Alberto Fernández despencou acentuadamente.
Câmara de São Luís suspende atividades presenciais
A partir desta segunda-feira (31), a Câmara Municipal de São Luís vai suspender as atividades presenciais devido o aumento de casos do novo coronavírus. A medida temporária vai até o dia 4 de junho. Com a suspensão do expediente presencial, a Câmara funcionará através de home office. As sessões ordinárias serão realizadas através do Sistema de Deliberação Remota, assim como outras atividades administrativas. Apenas serviços essenciais quanto ao funcionamen to da Casa poderão funcionar presencialmente. Durante o período de suspensão das atividades presenciais, terão acesso às dependências espaço legislativo apenas os servidores que constituírem nas escalas definidas pelos setores considerados essenciais.
Protestos da esquerda se tornam alvos de piadas na internet
Neste sábado (29), movimentos de esquerda realizaram protestos contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, nas ruas em alguns estados e cidades. Vários registros mostram baixa adesão popular. De acordo com esquerdistas, o distanciamento social foi uma regra, e se pandemia não estivesse em vigor, os movimentos poderiam ser maiores. A maioria dos participantes dos protestos vestiam camisas vermelhas com o símbolo do PT, colocando em dúvidas se os movimentos seriam, de fato, em prol do Brasil. Confira algumas publicações: