PESQUISA

Quase metade dos prefeitos acham que a situação vai piorar

Compartilhe
CNM Pesquisa
A confederação promoverá mobilização municipalista em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro para debater a crise com as instâncias federais.

BRASIL, 03 de setembro de 2023 – Quase metade dos prefeitos apontam pessimismo com o desempenho das contas públicas nos próximos meses, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Os resultados revelam que 44,3% dos gestores municipais acreditam que a situação fiscal vai piorar, enquanto 38% acreditam que pode melhorar e outros 17,6% apresentam indecisão. A pesquisa divulgada nesta semana tambpem apontou que cerca de 48% dos prefeitos acreditam que terminarão o ano de 2023 com as contas equilibradas, enquanto 34% são pessimistas e 18% estão incertos.

O levantamento também identificou um aumento significativo no déficit das cidades, com 51% dos municípios relatando déficit neste ano, em comparação com 7% em 2022. Para esse cálculo, a CNM levou em consideração dados de 4.616 municípios que enviaram informações à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) sobre o primeiro semestre de 2023.

Com o aumento das despesas, cerca de 48,7% dos entrevistados afirmaram que desligaram servidores dos quadros da prefeitura neste ano. Além disso, 10% atrasaram o pagamento de funcionários, sendo a maioria desses (84,8%) nos últimos dois meses.

Pelo menos 47,8% das prefeituras enfrentam atrasos no pagamento de fornecedores. Cerca de 90% desses atrasos estão ocorrendo desde o início de 2023, com 51,5% nos últimos dois meses e 41% há pelo menos cinco meses.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Silvério dos Reis

FAZ O L CAMBADA DE POLÍTICOS CAPACHOS E ELEITORES IDIOTAS!

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x