
EL SALVADOR, 05 de junho de 2023 – A ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua fechou mais uma fundação católica e confiscou seus bens. A Fraternidade Pobres de Jesus cristo, administrada por quatro freiras brasileiras, teve suas atividades encerradas e seus bens transferidos para o Estado.
O fechamento da organização ocorreu devido à falta de renovação de diretoria e relatórios financeiros desde 2021. Esses argumentos são semelhantes aos utilizados para o fechamento de mais de 3.300 ONGs nos últimos anos pelo governo de Ortega. Além de dissolver a fundação, o Ministério do Interior ordenou a confiscação de seus bens, que serão transferidos para o Estado da Nicarágua.
As quatro freiras brasileiras que administravam a sede da fundação em León deixaram o país e foram para El Salvador continuar seu trabalho religioso. Essa ação ocorre em meio a tensões crescentes entre o governo sandinista e a Igreja Católica, cujo bispo Monsenhor Rolando Álvarez foi condenado a uma longa pena de prisão. O governo também está investigando a Igreja Católica por suposta participação em uma rede de lavagem de dinheiro. Contas bancárias de paróquias e dioceses foram canceladas em diferentes partes do país.
Desde 2018, muitas freiras e padres têm deixado a Nicarágua, resultando no fechamento de milhares de associações sem fins lucrativos, perdas de projetos, empregos e vulnerabilidade para milhões de nicaraguenses que perderam ajuda para sua subsistência básica.