BRASIL, 1º de outubro de 2024 – O Partido Liberal (PL), associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, conta com 18 candidatos em primeiro lugar ou empatados dentro da margem de erro nas pesquisas mais recentes em 97 dos 103 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, o chamado G103.
O Partido dos Trabalhadores (PT), do atual presidente Lula, tem 11 candidatos em posições semelhantes.
Apesar de os números favorecem o PL e o PT, o centro político deve sair como o grande vencedor do primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro, em termos de candidatos competitivos.
Partidos como União Brasil, PSD, MDB e PP estão entre os cinco primeiros no ranking de siglas com mais candidatos na liderança ou empatados nas pesquisas.
Candidatos competitivos são aqueles que atendem a pelo menos uma das seguintes condições:
- ocupam a liderança isolada em uma pesquisa de intenção de voto; ou
- estão empatados na margem de erro com outros concorrentes na liderança.
O PL, que abriga políticos de centro e direita, tem candidatos liderando ou empatados em cidades como Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Blumenau (SC), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR), Itaquaquecetuba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi das Cruzes (SP), Olinda (PE), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e São José dos Campos (SP).
Por outro lado, o PT, partido de esquerda, tem candidatos competitivos em cidades como Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Teresina (PI), Anápolis (GO), Camaçari (BA), Campinas (SP), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Mauá (SP), Olinda (PE) e São Bernardo do Campo (SP).