BRASÍLIA, 29 de novembro de 2023 – O Flamengo está em processo de avaliação para levar dois jogos das primeiras rodadas do Campeonato Carioca para fora do Rio de Janeiro, visando não apenas fatores financeiros, mas também uma preparação específica.
A estreia marcada para 17 de janeiro contra o Audax pode ocorrer em Manaus, proporcionando ao Flamengo uma atmosfera diferente e, potencialmente, um público mais envolvente. Além disso, o jogo contra o Sampaio Corrêa, previsto para 31 de janeiro, está sendo cogitado para acontecer em Belém.
Essa escolha estratégica considera não apenas as vantagens financeiras, prevendo um melhor desempenho de público e renda fora do Maracanã, mas também reconhece que os jogos do Campeonato Carioca têm um apelo menor em comparação com as emocionantes disputas do Brasileirão e da Libertadores.
A decisão da diretoria em favor de Manaus e Belém também está vinculada à proximidade dessas cidades com os Estados Unidos.
O Flamengo planeja realizar uma mini pré-temporada em Orlando, de 18 a 30 de janeiro, incluindo amistosos em 21 ou 22 de janeiro (adversário a definir) e em 27 de janeiro contra o Orlando City.
Assim, antes de embarcar para os EUA, o Flamengo cogita realizar o jogo em Manaus e, na volta, enfrentar o Sampaio Corrêa em Belém. As rodadas 2, 3 e 4 do Campeonato Carioca seriam disputadas com jogadores da base, proporcionando uma oportunidade de rotação e avaliação de talentos emergentes.
Os confrontos contra Nova Iguaçu e Portuguesa, inicialmente marcados fora de casa, ainda podem ser transferidos para outras cidades, seguindo a estratégia adotada em anos anteriores.
O mesmo se aplica ao jogo contra o Volta Redonda, no qual o Flamengo detém o mando e tem a flexibilidade de escolher locais estratégicos para maximizar o alcance e o engajamento da torcida.