Crescem os casos de violência política nas eleições de 2024

Brasil 2024

BRASIL, 19 de outubro de 2024 – Durante a campanha eleitoral de 2024, o Brasil registrou 338 incidentes de violência política, conforme relatório do Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Giel/Unirio). Mais da metade dos casos envolveu violência física, como o ataque a tiros sofrido pelo prefeito de Taboão da Serra (SP), José Aprígio da Silva (Podemos). O atentado ocorreu nesta sexta (18), quando o político estava em um carro. O levantamento do grupo da Unirio ainda revelou que 88 dos incidentes foram atentados, dos quais 55 resultaram em sobrevivência e 33 em fatalidades. O 19° Boletim do Observatório da Violência Política e Eleitoral contabiliza violência contra políticos em geral, o que inclui vereadores, prefeitos, secretários, governadores, candidatos e ex-ocupantes de cargos públicos. VIOLÊNCIA NA CAMPANHA ELEITORAL AFETA DIVERSOS PARTIDOS Ao menos 25 partidos de todos os espectros políticos foram afetados, com destaque para União Brasil, para o Partido dos Trabalhadores (PT) e para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). De acordo com o levantamento, a campanha de 2024 superou as eleições anteriores em casos de violência política. Em 2022, foram 263 episódios durante o pleito polarizado entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Lula. Em 2020, por sua vez, houve 235 casos.

Prefeitos eleitos em 46 cidades enfrentam pendências judiciais

Processos eleitos

BEQUIMÃO, 19 de outubro de 2024 – A Justiça Eleitoral ainda analisa processos contra 46 prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições de 2024, realizadas no dia 6 de outubro. Se as pendências não forem resolvidas nos próximos dois meses, os eleitos podem perder o direito de assumir seus mandatos. Caso a Justiça decida pela inelegibilidade de um candidato, o segundo colocado nas eleições poderá assumir, desde que o vencedor não tenha obtido mais de 50% dos votos válidos. Se o candidato tiver mais de 50% dos votos válidos e for impedido de assumir, uma nova eleição será convocada na cidade. Entre os casos pendentes, destaca-se o de Bequimão, no Maranhão, onde Zé Martins (MDB) foi eleito com 52,76% dos votos válidos, mas enfrenta um indeferimento de sua candidatura. Ele aguarda o julgamento do recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) para garantir sua elegibilidade.

Braide apoia Mariana Carvalho no 2º turno em Imperatriz

Mariana Eleições

MARANHÃO, 19 de outubro de 2024 – O prefeito reeleito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), gravou um vídeo nesta sexta (18), declarando apoio à candidatura de Mariana Carvalho (Republicanos) no segundo turno das eleições municipais em Imperatriz. Mariana enfrenta o deputado estadual Rildo Amaral (PP), que conta com o apoio do deputado federal Josivaldo JP (PSD), derrotado no primeiro turno.

Duas chapas registradas disputarão presidência da OAB-MA

OAB-MA

SÃO LUÍS, 19 de outubro de 2024 – Duas chapas se inscreveram para disputar a presidência da OAB-MA. A Chapa “Conquistas Que Seguem em Frente”, liderada pelo atual presidente Kaio Saraiva, busca a reeleição. A segunda é a Chapa “OAB Independente: Muda OAB!”, encabeçada pelo advogado Marcelo de Carvalho. A Comissão Eleitoral da OAB/MA tem três dias para verificar se as chapas cumprem os requisitos exigidos no edital. Após a análise, será publicada a lista das candidaturas homologadas. Os candidatos terão, então, três dias para apresentar impugnações, caso necessário. A eleição da OAB/MA, que definirá a diretoria para o triênio 2025-2027, ocorrerá no dia 18 de novembro. Este ano, o pleito será realizado de forma on-line, conforme o Provimento nº 222/2023 do Conselho Federal da OAB. Além da presidência, serão eleitos conselheiros seccionais, conselheiros federais e dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA).

Ônibus bate em cinco carros estacionados em avenida de SLZ

ônibus acidente

SÃO LUÍS, 19 de outubro de 2024 – Um ônibus do sistema metropolitano atingiu cinco carros estacionados em um condomínio na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Angelim, na manhã deste sábado (19). Até o momento, não há relatos de feridos ou informações sobre as causas do acidente. A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) emitiu uma nota informando que a empresa responsável pelo ônibus será notificada e deverá apresentar explicações sobre o ocorrido. Medidas adequadas serão tomadas após o esclarecimento das causas do acidente.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.